Desde essa quarta-feira (31/3), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passou a oferecer mais uma nova forma de atendimento à distância. Trata-se do Balcão Virtual, ferramenta que vai permitir o contato direto da população e dos operadores do direito com os setores de atendimento das unidades judiciárias e administrativas de 1º e 2º Graus de jurisdição do Poder Judiciário estadual.
A implantação da ferramenta no Judiciário pernambucano foi instituída pela Instrução Normativa Conjunta nº 04, assinada pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, e pelo corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo. A Instrução atende à Resolução nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a criação da plataforma de videoconferência nos Tribunais de todo o país.
O Balcão Virtual permite o atendimento remoto, em tempo real, independente de solicitação prévia realizada. De modo similar ao atendimento presencial, a ferramenta de comunicação virtual funciona durante o horário de expediente presencial da unidade solicitada, por meio da plataforma Cisco Webex e de outras disponibilizadas pelo TJPE. O projeto conta com o apoio do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e da Secretaria de Tecnologia da Comunicação e Informação (Setic) do Tribunal.
As pessoas podem acessar o Balcão Virtual do TJPE no site https://www.tjpe.jus.br/balcao-virtual. Inicialmente, o projeto foi implantado, em formato piloto, nas seguintes unidades: Diretoria Cível de 2º Grau; Diretoria de Família da Capital; Diretoria do Agreste; 1ª Vara de Araripina; e no gabinete da desembargadora Daisy Andrade.
“Todas as iniciativas do Poder Judiciário de Pernambuco têm como principal objetivo o melhor atendimento do cidadão. Com o Balcão Virtual criamos mais um canal para que as pessoas entrem em contato com a Justiça para resolver suas demandas de forma célere e eficiente”, pontua o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira.
O coordenador do Comitê Gestor do PJe do Tribunal, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho, ressalta que a medida constitui mais uma etapa exitosa na transformação digital do TJPE, que vem buscando soluções inovadoras e se reinventando para modernizar as suas atividades jurisdicionais desde o começo da pandemia. Ele cita, como exemplo, a criação do aplicativo TJPE Atende, que vem sendo uma das principais formas de atendimento ao público do Tribunal. “A implantação do Balcão Virtual é um passo importante na transformação digital do TJPE, que vem evoluindo desde a implantação do PJe, passando pela digitalização do seu acervo processual físico, pelo Juízo 100% Digital, e agora com esta nova forma de atendimento aos cidadãos, advogados, membros da Defensoria Pública e Ministério Público.”
A assessora especial da Presidência do TJPE, juíza Fernanda Chuahy, afirma que, com o Balcão Virtual, o Tribunal disponibiliza mais um canal de acesso aos serviços judiciários, notadamente para o atendimento dos jurisdicionados e de seus advogados. E, levando em conta a atual situação de pandemia, é de extrema importância assegurar o referido acesso e o atendimento virtual neste momento.
“A ferramenta é mais uma inovação tecnológica da Justiça 4.0, e certamente será utilizada mesmo após o retorno das atividades presenciais, porque já vimos que, mesmo em uma pandemia, o TJPE aumentou a sua produtividade e os serviços foram e vêm sendo prestados com celeridade e eficiência. O Balcão Virtual vem para ficar, para auxiliar as partes e advogados que não podem ir até o fórum para serem atendidos”, destaca Fernanda.
Como funciona
Ao ingressar na sala virtual, a pessoa deve aguardar o seu atendimento. O atendimento na plataforma é individualizado, independentemente da quantidade de ingressos na sala virtual. A pessoa que busca o atendimento é responsável pelas próprias condições técnicas para a transmissão audiovisual, não havendo qualquer responsabilidade do TJPE no suporte técnico do equipamento a ser utilizado por ela.
Na hipótese de deficiência de infraestrutura tecnológica que inviabilize o atendimento em tempo real por videoconferência, a pessoa deverá entrar em contato com a referida unidade pelo aplicativo TJPE Atende. Se a busca pelo atendimento envolver processos que tramitam em segredo de Justiça, a parte ou representante deve apresentar um documento original com foto assim que ingressar na reunião, comprovando a sua habilitação nos autos.
Fonte: TJPE