Balcão Virtual agiliza e desburocratiza atendimento na Justiça Federal no Piauí

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Com o objetivo de agilizar e desburocratizar o atendimento aos cidadãos no âmbito do 1º Grau do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entrou em funcionamento, no dia 22 de março, o Balcão Virtual, que permite o acesso, por meio de videoconferência, de partes, representantes e pessoas interessadas às Secretarias das Varas da Seção Judiciária do Piauí e das Subseções vinculadas. O acesso é feito pela Internet e o atendimento segue o mesmo horário de expediente destinado ao atendimento presencial, que, na Seção Judiciária do Piauí é de 8h às 13h.

O Balcão Virtual funciona sem a necessidade de agendamento prévio. Ao ingressar na reunião, a pessoa deve aguardar a ordem de atendimento na sala de espera. Nos casos de sigilo ou segredo de Justiça, o atendimento somente será prestado após a exibição de documento oficial que identifique a parte ou representante com procuração ou substabelecimento nos autos.

Com isso, mais uma forma de atendimento pode ser utilizada pelas partes, procuradores e pessoas interessadas, consistindo em importante avanço tecnológico que facilita o acesso à Justiça, além de prestar importante colaboração no enfrentamento da pandemia, evitando deslocamentos desnecessários até as instalações físicas.

Fonte: SJPI/TRF1