O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga (Cejusc-TAG), no Distrito Federal, aumentou consideravelmente o número de sessões de conciliação e de pessoas atendidas entre abril e agosto. A quantidade de sessões de conciliação designadas era de 50 em abril e passou para 739 em agosto. Já o número de pessoas atendidas saltou de 96 para 1596 no mesmo período.
Em abril, foram inauguradas as novas instalações do Cejusc-TAG com o intuito de ampliar o atendimento. Até aquela data, o centro priorizava as solicitações de mediação provenientes das Varas de Família, que representavam 70% dos processos. Com o novo espaço, o Cejusc-TAG passou a atender também os Juizados Especiais Cíveis de Taguatinga, por meio do modelo da pauta concentrada, já adotado em alguns setores do TJDFT.
O centro foi criado a partir do antigo Serviço de Mediação Forense de Taguatinga (Semfor), instalado em 2002 como um projeto-piloto integrante do Programa de Estímulo à Mediação do TJDFT. O Cejusc-TAG é coordenado pela juíza Rachel Adjuto e está vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, conforme a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: TJDFT