AL: Novo presidente destaca papel do Tribunal eleitoral para a democracia

Você está visualizando atualmente AL: Novo presidente destaca papel do Tribunal eleitoral para a democracia
Foto: TRE-AL
Compartilhe

No dia 8 de janeiro, o desembargador Otávio Leão Praxedes tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para o biênio 2021/2023. Na solenidade de posse, que contou com o número restrito de convidados em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ele destacou a segurança do sistema de votação brasileiro, a importância da Justiça Eleitoral para a manutenção da democracia e a preocupação constante com a desinformação. “Assumo o TRE de Alagoas em um momento desafiador que, a meu ver, trata-se de oportunidade de reafirmar os preceitos constitucionais, de defender as instituições e de seguir promovendo Justiça, independente das circunstâncias ou adversidades. Estes devem ser o norte da Justiça Eleitoral neste tempo em que vivemos.”

Praxedes destacou a importância do papel dos tribunais eleitorais por conta da pandemia. “Em 2020, vivenciamos o império da democracia e, com toda dificuldade, a Justiça Eleitoral soube conduzir com responsabilidade a vontade popular que rege o nosso país. Prevaleceu o bom senso. Foi o momento em que as autoridades públicas tiveram que atentar não apenas aos ataques constantes à democracia e às instituições, com a desinformação, mas para os cuidados com a vida humana.”

O desembargador afirmou, ainda, que as eleições de 2020 foram atípicas, mas necessárias, e respeitaram tudo que preconiza a Constituição brasileira. “A urna eletrônica, no Brasil, ajudou a derrubar um passado onde as fraudes eleitorais faziam parte da história do país. Temos, sem sombra de dúvidas, o sistema de votação considerado o mais seguro do mundo, sempre respeitado o sigilo do voto e a livre manifestação do eleitor constitucionalmente assegurados. Não se pode olvidar que o poder econômico, o poder político e os meios de comunicação são capazes de influenciar sobremaneira o resultado das eleições, e esta é uma das maiores preocupações deste órgão e será sempre uma prioridade de combate em minha gestão.”

Homenagem

Ele relembrou o escritor e poeta alagoano Jorge de Lima, seu conterrâneo de União dos Palmares, e recitou um trecho do poema “Acendedor de Lampiões”, uma de suas obras mais conhecidas. “Tal qual o acendedor de lampiões da literatura, espero que a Justiça Eleitoral, em minha gestão, venha trazer luzes sobre a turbidez da atual conjuntura da sociedade e contribuir para o fortalecimento da democracia em nosso país e em nosso estado. Com essa esperança, consciente, entendo que as instituições manterão sua força pelo exemplo e não pela imposição.”

O presidente do TRE-AL ainda homenageou, em seu discurso, as instituições parceiras que garantiram a segurança, o apoio logístico e a tranquilidade ao processo eleitoral de 2020: Polícia Federal, Comando do 59º BIM, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública, Direção-Geral da Polícia Civil, Comando da Polícia Militar, Comando do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis) e o governo estadual.

Fonte: TRE-AL