Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Webinário de lançamento do curso de Spark

3 de fevereiro de 2023

No dia 3 de fevereiro, às 10h30, foi realizado o Webinário de lançamento do curso de Spark – Distribuição e processamento de dados. O evento foi aberto ao público e transmitido na plataforma Cisco Webex e no canal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no YouTube. O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ promove a atividade no âmbito do Programa Justiça 4.0, parceria entre o Conselho, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Conselho da Justiça Federal.  

 No evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a proposta e os objetivos da formação em Spark, bem como esclarecer suas dúvidas. O webinário contou com a participação de Ana Lúcia Andrade de Aguiar, juíza auxiliar da presidência do CNJ, e de Carlos Viegas, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e responsável pelo curso. 

 O curso de Spark – Distribuição e processamento de dados é voltado para servidores e servidoras do Poder Judiciário e tem como objetivo capacitar os participantes para o desenvolvimento de aplicações que resolvam problemas na área da ciência de dados com o uso das soluções Apache Hadoop e Apache Spark. Além disso, os alunos e as alunas irão aprender a realizar tarefas de implantação, configuração e integração de dados em cluster. As pré-inscrições para o curso estarão abertas entre 3 e 12 de fevereiro. 

A formação tem carga horária de 36 horas e será ministrada on-line, com aulas ao vivo (1h30 por semana), plantões de dúvidas (1h por semana) e atividades assíncronas (1h30 por semana). O curso tem início no dia 10 de março, com duração de nove semanas. 

São pré-requisitos do curso ter conhecimentos do sistema operacional GNU/Linux ou Unix (noções de utilização de terminal shell, de variáveis de ambiente de sistema, de comunicação em rede com utilização de ssh) e conhecimentos em linguagem Python. A seleção dos 250 participantes será realizada pelas equipes do Programa Justiça 4.0, utilizando-se, para tanto, de critérios técnicos.


Justiça 4.0  

O curso e o webinário integram as ações de aperfeiçoamento funcional que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0 para fortalecer a transformação digital no Judiciário. Em 2022, foram ofertadas oito capacitações síncronas em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário para servidores e magistrados, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quatro desses cursos já estão disponíveis na plataforma Moodle do CEAJUD, no formato autoinstrucional. 

O Programa Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro e conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Para mais informações, leia a programação do Webinário – arquivo em .pdf (publicada em 30/01/2023, às 15h35).

E-mail para contato: cursocienciadedados@cnj.jus.br

Assista ao evento pelo canal do CNJ no Youtube:

Leia também:


Serviço:

Webinário de lançamento do curso de Spark

Data: 3/02/2023
Horário: das 10h30 às 11h30
Local: On-line, via plataforma Cisco Webex e transmissão pelo canal do CNJ no YouTube
Público-alvo: Magistrados (as) e servidores do Poder Judiciário. 
Inscrições: Não é necessário se inscrever para participar do webinário.
Período para pré-inscrições no curso Spark: de 3 a 12 de fevereiro de 2023, por meio de formulário

Programação:
programação do Webinário de lançamento do curso de Spark em versão jpeg

 

Detalhes

Data:
3 de fevereiro de 2023
Categoria de Evento: