A Exposição “20 anos dos Juizados Especiais” no TJPR

Você está visualizando atualmente A Exposição “20 anos dos Juizados Especiais” no TJPR
Compartilhe

Desde o começo deste ano de 2015, a Corregedoria Nacional de Justiça está engajada em celebrar os 20 anos da Lei 9.099/1995, que deu origem aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Brasil. É nosso objetivo trabalhar pelo aperfeiçoamento dessa Justiça diferenciada, um marco histórico que permitiu a milhões de cidadãos brasileiros reivindicarem seus direitos. Empenhamo-nos para que os Juizados Especiais retomem seus valores originários de simplicidade e informalidade como forma de fortalecê-los ainda mais.

Em minha última visita à cidade de Curitiba, quando fomos acertar a adesão da Prefeitura da lindíssima capital paranaense ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais da Corregedoria, fui brindada com uma grata surpresa: uma exposição em homenagem aos 20 anos dos Juizados Especiais no estado do Paraná.

A mostra, montada no anexo do Palácio da Justiça do TJPR, apresenta raridades como os autos do primeiro processo do Juizado Especial Criminal de Curitiba – que acabou terminando em acordo – e também o Diário Oficial com a publicação original da Lei Estadual nº 11.468/96, que organizou e estruturou o sistema de Justiça especial no Paraná.

Além disso, fotos, textos e documentos foram expostos para contar a trajetória dos Juizados Especiais.

Como entusiasta dos Juizados desde seus primórdios, ainda nos anos 1970 no Rio Grande do Sul, não tive como não me emocionar diante de uma exposição que tão bem retratou a importância e o vanguardismo da Justiça especial.

Por levar esta belíssima história à população curitibana, o Tribunal de Justiça do Paraná, na figura do coordenados de Juizados Especiais no estado, desembargador Fernando Wolff Bodziak, merece o nosso aplauso!