Mutirão realizado na 4ª Vara de Família de São Luís (MA) no Fórum Desembargador Sarney Costa, ao longo da semana passada, terminou com saldo positivo. Do total de audiências realizadas, houve conciliação em 84% delas. Neste quarto mutirão de 2012, promovido pela magistrada Andréa Perlmutter Lago e sua equipe de servidores, das 89 das 132 audiências designadas foram realizadas, totalizando 75 acordos. As demais foram redesignadas por motivos diversos, como a ausência das partes.
Durante o mutirão, a juíza faz questão de conversar com as partes sobre a importância da conciliação, do diálogo e do cumprimento dos acordos. “A conciliação é sempre proveitosa para ambas as partes. Afinal, quanto mais se briga, mais se perde tempo e dinheiro. Além disso, há um desgaste emocional muito grande”, destacou a magistrada.
Quando as partes já possuem filhos, como é o caso da vendedora Fernanda Cristina Araújo e do seu ex-companheiro, a juíza ressalta a relevância dos papéis desempenhados pelos pais. “Estamos aqui para tentar reatar os laços familiares. Afinal, o amor de um não substitui o do outro. A criança necessita da atenção tanto da mãe quanto do pai”, enfatizou Andréa Perlmutter Lago.
A vendedora saiu bastante satisfeita da audiência de execução de pensão alimentícia. “Meu processo já estava há dois anos na Justiça. Com o mutirão, resolvi rapidamente o meu problema. Adorei a iniciativa”, afirmou Fernanda Araújo.
Além de conscientizar as partes sobre a importância de se realizar um acordo, a ação tem como objetivo reduzir o acervo existente na unidade jurisdicional, composto atualmente por cerca de 800 processos. O próximo mutirão está previsto para ocorrer no período de 15 a 19 de outubro.
Da CGJ-TJMA