TRT realiza Dia da Conscientização da Saúde

Compartilhe

Falando para um auditório lotado de servidores, a diretora geral do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN) Tareja Christina Seabra de Freitas, abriu na sexta-feira (19/10), em nome da presidência, o Dia da Conscientização da Saúde. A atividade, que acontece há cinco anos, ocupou o auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

A diretora acrescentou que a preocupação com a saúde não é apenas do TRT potiguar, mas também de todos os outros regionais, que estão implantando programas que visam a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Para Tareja, “é de suma importância o tribunal discutir essa temática de maneira mais aprofundada, ouvindo principalmente os profissionais da área de saúde”.

Em seguida, houve o primeiro painel dentro da programação, que teve como coordenadora a juíza do trabalho Simone Medeiros Jalil, e como painelista o cardiologista Fábio Mastrocola, do quadro de servidores do próprio Tribunal. O médico refletiu sobre o “panorama no quadro da Saúde no TRT, com foco no excesso de peso, considerado hoje como uma epidemia mundial, atingindo adultos e, principalmente, as crianças, em função dos novos hábitos, como o de passar muitas horas diante de uma televisão, jogando vídeo game. Traçando um perfil da idade dos servidores da instituição, o painelista disse que o TRT tem uma grande porcentagem de servidores entre 45 e 50 anos, idade em que aumentam as chances das pessoas ganharem um sobrepeso e, com isso, de surgirem os tradicionais fatores de risco, como aumento do colesterol, elevação da pressão arterial e diabetes, dentre outros”.

Ele ainda externou preocupação com o Índice de Massa Corpórea (IMC), revelando que 60% das pessoas avaliadas nos exames periódicos estão acima do peso, e uma das principais causas que concorrem para isso está no sedentarismo.  Para mudar essa preocupante situação, que tem reflexo direto na qualidade de vida das pessoas, Mastrocola disse que o Tribunal pretende implantar um programa de atividade física supervisionada.

Por fim, destacou os programas de prevenção à saúde que o tribunal já adota periodicamente através da SEAMO, com o de LER/DOT, as campanhas de vacinação, o programa Cárie Zero e os exames médicos preventivos.

Dança – A programação prosseguiu com a apresentação do Giramundo, uma companhia de dança formada em 2005 por pessoas com e sem deficiência, e que já se apresentou em vários palcos do país. Depois de um rápido intervalo, a programação retomou com uma mesa redonda composta pelo médico Josivan Gomes de Lima, a nutricionista Rita Maria de Medeiros e o educador físico Rodrigo Homem de Siqueira, que falaram sobre o tema “Obesidade e Sobrepeso”, cada um na sua área de atuação.

A juíza Simone Jalil foi a mediadora dos trabalhos. No final, servidores e magistrados fizeram perguntas aos debatedores sobre a temática abordada, e discutiram os temas abordados no seminário.

Do TRT21