TJ e Universidade se unem para estimular conciliação em Sergipe

Compartilhe

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, está realizando o I Congresso Internacional de Mediação de Conflitos: da teoria à prática, que acontece no período de 14 a 16 de setembro, em Sergipe. O encontro, que acontecerá no auditório do Palácio da Justiça, na praça Fausto Cardoso, reunirá no Estado renomados juristas nacionais e estrangeiros, especializados na temática, e a estimativa de reunir 400 participantes.

Durante o evento, será apresentado o resultado de pesquisa realizada por discentes da UFS sob a coordenação da Profa. Dra. Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva, com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, através de projeto piloto de mediação, que foi instalado na Vara de Assistência de São Cristóvão, no âmbito cível, sob a coordenação da Juíza de Direito, Adelaide Maria Martins Moura, iniciado no primeiro semestre de 2010. Já na área criminal, o projeto piloto foi desenvolvido no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis, sob a coordenação da delegada Georlize Teles.

Na sua elaboração, o congresso contou com a coordenação técnica do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Des. José Alves Neto e da Juíza Auxiliar da Presidência, Dra. Adelaide Maria Martins Moura. A coordenação científica cabe aos Professores Doutores Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva e Lucas Gonçalves da Silva. 

Esse evento visa incentivar a utilização da mediação como instrumento de evolução da sociedade “por meio de uma pedagogia que emancipa o homem e resgata uma cultura de paz” apresentando modelos de sucesso, técnicas e aspectos jurídicos da mediação em nosso país e no exterior.

O congresso conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, Instituto Brasileiro de Direito da Família – IBDFAM, Instituto Latinoamericano  de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social – ILTRAS, Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica – FAPITEC.

Conjuntamente ao congresso, nas manhãs de 15 e 16 de setembro de 2011, será realizada uma Oficina de Atualização sobre Mediação, com carga horária de 8 horas, ministrada pelo Prof. Juan Carlos Vezzulla (Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – IMAP).

Fonte: TJSE