Oportunidades
Justiça Plural

SELEÇÕES EM ANDAMENTO
- Associada/o de Direito (remoto) | Inscrições encerradas em 24/02.
- Associada/o de Capacitações (remoto) | Inscrições encerradas em 27/02.
- Associada/o de Comunicação (presencial) | Inscrições encerradas em 04/03.
- Assistente Produtor/a Editorial e de Conteúdo (remoto) | Inscrições encerradas em 24/02.
- Analista Técnica/o “Coordenador Técnico Adjunto” (presencial) | Inscrições encerradas em 05/03.
- Associada/o de Gestão (remoto) | Inscrições encerradas em 05/03.
SELEÇÕES ENCERRADAS
- Coordenação Técnica (presencial)
- Coordenação de Capacitações e Gestão do Conhecimento (presencial)
- Coordenação de Comunicação (presencial)
- Coordenação de Pesquisas (presencial)
- Coordenação-Geral (presencial)
- Coordenação-Geral Adjunta (presencial)
- Associada/o de Gestão do Conhecimento (remoto)
- Associada/o de Gestão (presencial)
- Associada/o de Design e Diagramação (remoto)
SELEÇÕES NA MODALIDADE UNV (United Nations Volunteers)
O processo seletivo para contratação de Associados/as de Apoio Técnico ao Programa Justiça Plural é uma iniciativa inovadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por intermédio do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), em parceria com o Conselho Nacional de Justiçca (CNJ).
O objetivo central da seleção, voltada à ocupação de vagas afirmativas no âmbito do Programa Justiça Plural, é promover a inclusão de pessoas que, em razão de vulnerabilidades estruturais e institucionais, não têm acessado oportunidades profissionais no sistema das Nações Unidas, historicamente.
O processo seletivo teve adesão expressiva, com 14.674 candidaturas recebidas. Em virtude do grande volume de inscrições, houve a necessidade de alteração do cronograma inicialmente previsto para as etapas de seleção, a fim de garantir a análise cuidadosa das candidaturas.
O processo seletivo constitui-se de três etapas: a) avaliação do formulário de inscrição; b) entrevista; c) checagem das referências profissionais fornecidas.
Avaliação dos formulários de inscrição
A avaliação dos formulários de inscrição foi realizada em duas fases:
Fase 1 – Preparação dos dados (de 21/01/2025 a 31/01/2025)
Nesta fase, foi realizada a exclusão de duplicatas, das inscrições incompletas e das candidaturas que não cumpriram com os requisitos obrigatórios mínimos anunciados no termo de referência (ensino médio completo e três anos de experiência profissional e/ou acadêmica). Após este processo, restaram 12.800 candidaturas válidas.
Fase 2 – Análise curricular (de 03/02/2025 a 27/02/2025)
Nesta fase, os dados foram organizados em planilhas eletrônicas, a partir das quais estruturou-se um painel eletrônico (Power BI) que permitiu a aplicação de filtros para identificação das habilidades mais relevantes para cada vaga. O nome dos/as candidatos/as foi omitido da plataforma de análise, fazendo-se constar apenas o número de inscrição e as informações preenchidas nos respectivos formulários de candidatura, buscando a garantia da isonomia do processo.
Os critérios utilizados para análise curricular consistiram nos elementos divulgados no termo de referência da vaga e aderentes à execução das tarefas previstas no programa, tais como:
a) Experiência profissional e acadêmica, com ênfase nas seguintes áreas:
- Atuação em temáticas específicas do programa;
- Experiência no Sistema de Justiça;
- Experiência em Instituições Públicas;
- Experiência em atividades administrativas/rotina;
- Experiência em Gestão do Conhecimento;
- Experiência em pesquisas e produção acadêmica.
b) Respostas subjetivas do formulário e da carta de intenção (pergunta sobre a motivação que constava no formulário de inscrição), para análise mais aprofundada da aderência da pessoa candidata aos objetivos e valores do Programa Justiça Plural
c) Pertencimento aos grupos vulnerabilizados (um ou vários) indicados no formulário de inscrição
Com base nessa avaliação foram selecionadas as pessoas a serem entrevistadas.
Entrevista
Bloco de entrevistas 1 (de 07/03/2025 a 26/03/2025)
Nesta etapa foram chamadas 70 pessoas para entrevistas para as vagas dos Eixos 1 (Direitos Humanos), 2 (Crianças e Adolescentes), 3 (Gênero e população LGBTQIA+), 4 (População em situação de rua), 5 (Socioambiental), 6 (Desaparecimentos involuntários e forçados de pessoas) e 7 (Equidade racial).
As pessoas selecionadas foram contactadas pelo e-mail fornecido no momento da inscrição. A ausência da pessoa candidata no dia e horário marcados para a entrevista implica em sua desclassificação do processo seletivo.
O painel de entrevistas foi conduzido por profissionais do Programa Justiça Plural, do PNUD e do CNJ. As perguntas das entrevistas tiveram como objetivo a avaliação do perfil dos/as profissionais e suas competências técnicas, por meio de casos e experiências práticas que pudessem demonstrar a capacidade da pessoa para o trabalho, relacionadas às atividades descritas no termo de referência.
Formação de banco de talentos
Todas as pessoas aprovadas para a etapa das entrevistas terão seus perfis profissionais adicionados a um banco de talentos do Programa Justiça Plural e do PNUD, podendo ser consideradas para outras oportunidades de mesmo nível de escolaridade e com descrição de trabalho, experiência e requisitos educacionais semelhantes.
Próximas etapas
Checagem das referências profissionais e documentação comprobatória das pessoas aprovadas nas entrevistas do Bloco 1 – de 20/03/2025 a 11/04/2025. Os/as selecionados/as serão, novamente, contactados via e-mail.
Entrevistas para as vagas de Assistente para a Coordenação-Geral e a Coordenação de Gestão do Conhecimento – datas a definir