Portuguese PT English EN Spanish ES
Programa Visão Global do Judiciário é apresentado a magistrados alemães
Programa Visão Global do Judiciário é apresentado a magistrados alemães
Foto: Gil Ferreira/CNJ

Juízes auxiliares do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentaram, nesta quinta-feira (16/12), o programa “Visão Global do Poder Judiciário” a magistrados da Alemanha e a representantes da embaixada do Brasil e do Ministério Federal do Exterior no país europeu. Além disso, o grupo também conheceu ações do Judiciário brasileiro para desenvolver e incorporar inovações tecnológicas na prestação de serviços à população.

Os juízes auxiliares do CNJ Anderson de Paiva Gabriel e João Azambuja explicaram como a Justiça no Brasil tem investido cada vez mais em inovações tecnológicas para aprimorar os processos, desde o trâmite das ações judiciais até o atendimento ao jurisdicionado. Essa foi a primeira reunião realizada pelo programa.

“Dentro da perspectiva do eixo ‘Justiça 4.0 e promoção do acesso à Justiça digital’, que é uma das prioridades da gestão do ministro Luiz Fux, demonstramos como alguns tribunais brasileiros têm usado a tecnologia a favor do trabalho desempenhado pelo Poder Judiciário, o que ensejou muito interesse por parte dos magistrados da Alemanha, já que a transformação tecnológica do Poder Judiciário também é um tema palpitante lá”, destacou Anderson Gabriel.

O programa “Visão Global do Poder Judiciário” promove a troca de experiências com o Judiciário de outros países, identificando boas práticas adotadas no exterior que podem ser implementadas no Brasil, além de mostrar ao mundo ações desenvolvidas em âmbito nacional para aprimorar o Judiciário brasileiro.

Ele foi instituído em agosto, pela Resolução CNJ n. 411/2021, e já conta com a adesão de 25 tribunais brasileiros. Em dezembro, o CNJ editou nova regulamentação para aplicação em território nacional, estimulando a troca de experiências entre os 90 tribunais brasileiros.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

A
Fechar Menu