Presidentes de Tribunais de Justiça se encontram no Rio

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) sediou o 93º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. A tradicional atividade  tem o objetivo de defender os princípios e funções institucionais do Poder Judiciário nacional, especialmente do Poder Judiciário estadual, para proporcionar integração e intercâmbio de experiências funcionais e administrativas.

O evento com três dias de duração, teve três recortes distintos: o solene, o prático e o político. A abertura na quinta-feira (18/10), foi marcada pelos discursos do presidente do TJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o desembargador Marcus Faver, presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que iniciaram os trabalhos às 18h, no Plenário do TJRJ, à rua Dom Manuel, s/nº, 10º andar, Lâmina Central.

Na sexta-feira (19/10), os trabalhos ocuparam o Salão de Eventos do Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana. Às 9h, o ministro Cezar Peluso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou a série de palestras do dia.

Depois, o desembargador Jessé Torres, do Tribunal de Justiça do Rio, falou sobre “A Responsabilidade Cível do Estado e o Judiciário são Instrumentos de Engenharia Social?”. A seguir, o desembargador Alexandre Câmara, também da corte fluminense, explanou sobre “Mediação e Conciliação”.

Após o almoço, às 14h30, os presidentes dos tribunais fizeram suas considerações, iniciadas pelo desembargador Manoel Alberto, do TJRJ. Às 16h15, eles discutiram, formataram e redigiram a “Carta do Rio de Janeiro”.

E, ainda naquela noite, os presidentes de tribunais foram recebidos pelo governador Sérgio Cabral, no Palácio Guanabara. Na manhã de sábado, dia 20, às 11h30, a comitiva visitou Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio, na rua Dom Manuel, nº 29, Centro.

Do TJRJ