Nova ferramenta do TRF-1 moderniza movimentação processual

Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF-1) está trabalhando com uma nova ferramenta para divulgação mensal das estatísticas judiciais da Justiça Federal de 1º e 2º graus – que estará acessível para consultas a partir do próximo dia 3 de agosto. O Sistema atende ao modelo definido pela Corregedoria-Geral do tribunal para a divulgação destas informações e tem como objetivo, dar maior transparência às ações da Justiça Federal.

Com a medida, o TRF-1, que compreende os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Goiás, Piauí, Bahia, Minas Gerais e o Distrito Federal, passa a ser o primeiro dos cinco tribunais regionais federais a concluir determinação do Conselho da Justiça Federal (CJF). Conforme tal recomendação, as unidades da Justiça Federal devem divulgar mensalmente relatórios sobre os processos sob sua responsabilidade.

O sistema do TRF-1 possibilitará a busca de informações estatísticas dos processos de forma precisa, disponibilizando informações mais detalhadas como a quantidade de processos existentes e a produtividade de cada órgão. A ferramenta também permitirá a pesquisa por nome de cada relator, além do trâmite dos processos.  Segundo o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, os dados estatísticos auxiliam no conhecimento e na gestão da Justiça Federal.

“Esse trabalho é mais do que uma representação; é a história da Justiça Federal sendo construída. E, com bons indicadores, se transformará numa iniciativa irreversível”, afirmou. A ferramenta poderá ser acessada no site do TRF-1, no link intitulado “Transparência em Números”. O endereço eletrônico do tribunal é www.trf1.gov.br.

 

Agência CNJ de Notícias com informações do TRF 1