Na 7ª Edição de seminário, CNJ discute boas práticas do eixo Desburocratização

Você está visualizando atualmente Na 7ª Edição de seminário, CNJ discute boas práticas do eixo Desburocratização
Imagem: Divulgação CNJ.
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no próximo dia 29, a partir das 16h, a sétima edição do Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário. Durante o encontro, magistrados e magistradas, servidores e servidoras apresentarão ações do eixo Desburocratização incluídas no portal de Boas Práticas do Poder Judiciário, dedicado ao compartilhamento de práticas exitosas de diversas categorias.

Os interessados em participar do encontro devem preencher o formulário de inscrição até o dia 28 de novembro. A apresentação das práticas será feita por meio Plataforma Cisco Webex com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube. Nesta edição, serão apresentadas quatro práticas de Pernambuco, Amapá e Rio Grande do Sul e da Justiça Federal da 1ª Região.

Foram selecionados projetos, experiências, atividades que contribuem para o aprimoramento dos serviços ou tarefas desenvolvidas pelo Judiciário na área da desburocratização. As práticas buscam a simplificação e a modernização de procedimentos, promovendo melhores resultados na difusão da eficiência e da qualidade dos serviços jurisdicionais prestados. Durante o evento, os representantes dos tribunais poderão esclarecer dúvidas dos participantes, ao vivo, de forma virtual.

A abertura do encontro será feita pelo juiz auxiliar da presidência e coordenador do Departamento de Gestão Estratégica (DGE), do Conselho Nacional de Justiça, Fábio Cesar dos Santos Oliveira. O programa Descomplica INSS – Inversão de Fluxo de Processos e Automação de Cálculos de Acordos Previdenciários será exibido pela diretora do Centro Judiciário de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Voltados à desburocratização de serviços cartoriais, os Tribunais de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) e do Rio Grande do Sul, vão apresentar as práticas Gestão Cartorária Participativa: desburocratização e resultados mais impactantes para a Sociedade e Central de Cumprimento Cartorário, respectivamente. Além disso, serão mostradas as atividades do Justiça, Laboratório de Inovação gerencial e Tecnologia da informação, do Tribunal de Justiça do Amapá.

Portal de Boas Práticas

O Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário reúne ações de tribunais em diversas áreas. Assim, foram criados eixos temáticos com o objetivo de direcionar as práticas cadastradas aos respectivos tópicos. As boas práticas inseridas atualmente no Portal são divididas em 23 categorias: Gestão Processual, Desburocratização, Gestão Documental, Transparência, Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Conciliação e Mediação, Combate à violência doméstica, Sistema Carcerário, Execução Penal e Medidas Socioeducativas, Acesso à justiça, Gestão Orçamentária, Auditoria, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Acessibilidade, Combate ao assédio e à discriminação, Cooperação Judiciária Nacional, Previdência e Assistência Social, Infância e Juventude, Povos e Comunidades Tradicionais, Justiça Restaurativa, Saúde, Justiça e Cidadania.

Acesse aqui, a íntegra da programação.

Serviço:
7º Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário
Eixo temático: Desburocratização
Data: 29/11/2023
Horário: 16h às 18h

Texto: Ana Moura
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária