Museu da Justiça recebe visitas guiadas Antigo Palácio da Justiça

Compartilhe

O Museu da Justiça do Rio retomou, nestas terça e quarta-feira (22 e 23/1) as tradicionais visitas guiadas ao Antigo Palácio da Justiça, onde os interessados têm a oportunidade de conhecer a antiga construção datada de 1926 e aspectos históricos da Justiça fluminense. A visitação dá acesso à exposição “O Direito Ambiental nas Fontes Históricas do Poder Judiciário”, que ficará em cartaz até fevereiro, e pode ser vista de forma individual, de segunda a sexta, das 11h às 18h. A entrada é gratuita.

O passeio guiado, que é feito por educadores especializados em museologia e história, dura cerca de 60 minutos e começa no hall do antigo prédio, percorrendo vários outros ambientes, entre eles o Tribunal do Júri e o Tribunal Pleno – local onde eram feitas as sessões plenárias de três Cortes de Justiça: a de Apelação do antigo Distrito Federal, a do Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara e a do Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro.

Niterói – Já quem mora em Niterói ou for visitar a cidade, pode conhecer um pouco da Justiça fluminense local, visitando o Centro da Memória Judiciária de Niterói, onde também há as exposições “Projeto Memória do Poder Judiciário”, “Dom João VI e a Justiça em Niterói” e “A Justiça e sua Simbologia”. O Museu da Justiça do Rio e o Centro da Memória Judiciária de Niterói fazem parte da Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Fonte: TJRJ