Justiça do Trabalho da 8ª Região promove oficina de design thinking

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho da 8ª Região promove oficina de design thinking
Foto: Ascom TRT8
Compartilhe

Ocorreu na manhã da última quinta-feira (22/2), a Oficina de Design Thinking, ministrada pelo servidor Alex Santos, do Escritório de Projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). A atividade foi proposta pelo desembargador Luis José de Jesus Ribeiro para atender os servidores de seu gabinete, e ocorreu no espaço do LIODS (Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com monitoria de Carolyne Castro, coordenadora da CODEP (Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas).

Alex Santos  explica que a proposta da oficina é avaliar as metas e os objetivos do gabinete, das turmas do segundo grau de modo geral, e atentar para as metas que os servidores e o magistrado têm que alcançar e como fazer isso com excelência. “A gente vai avaliar junto com os servidores, de modo colaborativo, quais são os desafios, quais são as dificuldades que eles têm para atingir esses objetivos. Vamos mapear quais são as ‘personas’, quais são os tipos de trabalho que existem dentro do gabinete e identificar como melhorar o trabalho no dia a dia. O pedido do Dr. Luiz Ribeiro era basicamente que a gente conseguisse colaborar para ter um gabinete com bons resultados, mas também como um bom lugar de trabalho, com uma boa qualidade de vida”.

Através da oficina foi possível fazer esta análise e criar de forma colaborativa a “Jornada do Usuário” para identificar as principais atividades e como os desafios se manifestam; além de construir planejamentos estratégicos individuais. Os servidores também puderam ter contato com boas práticas a partir do uso de Inteligência Artificial para ganhos de produtividade.

O desembargador Luis José de Jesus Ribeiro considera que não há, no serviço público, nada que não possa ser melhorado. “Então, a ideia é construirmos aqui melhorias para o serviço, dado que o nosso gabinete, apesar de ter uma performance boa, eu sei que pode ser uma performance excelente, sempre melhorando os processos de produtividade, a comunicação entre os servidores e principalmente facilitando esse trâmite, para que não haja ruído nessa comunicação. Estamos então reunindo aqui essas mentes, vamos fazer um ‘brainstorm’ e ver o que, a partir daí, se possa melhorar. Até para talvez levar daqui uma experiência que pode servir como espelho para outros gabinetes”, destacou o magistrado.

Carolyne Castro conta que a ideia surgiu quando o desembargador conheceu a metodologia de design thinking na programação da XI Semana Institucional do TRT-8. “É uma forma colaborativa de observar problemas, compreendê-los e propor soluções. Então a ideia dele foi trazer seu gabinete aqui hoje para entender quais são os principais desafios que os servidores têm para alcançar suas metas. E está aqui todo o gabinete dele, incluindo os estagiários, são aproximadamente 10 pessoas aqui no LIODS, espaço que foi criado para poder contribuir para a criatividade no meio de trabalho e ser um ambiente de conexão”, reforçou a coordenadora da CODEP.

Fonte: TRT8

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas