Juízes entregam cartilha do CNJ a presos estrangeiros em São Paulo

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

Detentos estrangeiros da Penitenciária de Itaí, interior de São Paulo, receberam na tarde de quarta-feira (07/12) cerca de 900 cartilhas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que explicam os direitos da pessoa presa em inglês e espanhol. “Também entregamos edições em português porque alguns presos são de países em que a língua oficial é o português”, disse o juiz Paulo Irion, que distribuiu as cartilhas com o juiz Esmar Filho.

Os dois magistrados são coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ em São Paulo, iniciado em julho passado. “Foi a partir das inspeções realizadas pelo mutirão que chegamos à conclusão de que São Paulo é o Estado com o maior contingente de presos estrangeiros do país”, afirmou o juiz Esmar Filho.

Segundo os magistrados, a unidade prisional de Itaí tem presos de diversas nacionalidades. “Enquanto percorríamos as celas, vimos que representantes do consulado holandês estavam atendendo alguns presos”, disse Irion. A unidade de Itaí tem cerca de 1,5 mil presos. “Faltaram algumas cartilhas, mas acreditamos que os detentos podem dividir os conhecimentos das cartilhas”, afirmou.

O CNJ deve realizar seminário para debater a questão dos presos estrangeiros no Brasil. O evento deve acontecer no início de 2012.

Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias