O Juizado Especial Cível do Aeroporto Internacional Tom Jobim realizou 429 atendimentos desde o dia 1º de junho até ontem, dia 12. Foram distribuídas 98 petições iniciais, realizados 184 acordos e respondidos 147 pedidos de informações. Já o posto de atendimento do Aeroporto Santos Dumont foi procurado por 230 passageiros, respondendo a 156 pedidos de informações, encaminhando 40 petições iniciais e fechando 34 acordos. Ao todo, foram feitos 659 atendimentos nos dois juizados nessas duas primeiras semanas de junho.
Nos dois aeroportos, os principais motivos da ida aos Juizados foram o atraso e o cancelamento de voos. No Santos Dumont, a Webjet foi a empresa mais reclamada nesse período e no Tom Jobim foram a Ibéria, a Tam e a Gol.
Todo o trabalho nos juizados dos aeroportos é feito com base na conciliação, buscando acordos para resolver problemas como cancelamentos de voos, atrasos, overbooking e perda de bagagem, entre outros, ocorridos no momento de embarque e desembarque dos passageiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro