Iniciada parametrização do PJe-JT nas varas trabalhistas capixabas

Compartilhe

Seguindo o cronograma das atividades relacionadas à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-17) deu início, nesta semana, à parametrização do sistema, com o treinamento de juízes e diretores das varas trabalhistas. A capacitação terminou nesta sexta-feira (14/9), na sede da Escola Judicial (Ejud).

A parametrização, como explica o servidor Aluysio Simões, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), é “a etapa de implantação em que o sistema será configurado e adequado à realidade do TRT-17”. É nessa fase que os cadastros são feitos e o PJe-JT é ajustado ao Tribunal capixaba.

Essa etapa foi precedida da montagem da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) no datacenter do Tribunal e será sucedida por outras ações, como treinamento de servidores das varas do trabalho e da segunda instância, desembargadores e replicadores, bem como simulações e operações assistidas, tudo com o apoio de servidores do TRT da 12ª Região (SC), padrinho do Regional capixaba na implantação do sistema.

Guarapari – No TRT do Espírito Santo, o PJe-JT entrará em operação simultaneamente no segundo grau de jurisdição e em Guarapari. O município conta com uma vara do trabalho e vai inaugurar sua segunda unidade judiciária já com a nova ferramenta.

Por conta do treinamento dos desembargadores, a ser realizado nos dias 19 e 20 deste mês, e da inauguração do PJe-JT, no dia 3 de outubro,  bem como das demais atividades em torno da implantação do sistema no TRT-ES, não haverá sessões judiciais e administrativas nesses três dias e os prazos legais dos desembargadores serão suspensos de17 a 21 de setembro.

O Processo Judicial Eletrônico é um sistema nacional de processo sem papel, que tramita exclusivamente pela internet. Inicialmente, foi desenvolvido para atender às necessidades da Justiça Federal, no TRF da 5ª Região (PE). A decisão de adotá-lo como modelo para todo o Judiciário partiu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vem buscando a padronização dos mais de 40 tipos de processo eletrônico espalhados pelo país.

Do TRT-17