Maturidade das áreas de tecnologia do Judiciário será avaliada pelo CNJ

Você está visualizando atualmente Maturidade das áreas de tecnologia do Judiciário será avaliada pelo CNJ
Foto: Gil Ferreira/CNJ
Compartilhe

Os tribunais e conselhos do Poder Judiciário têm até sexta-feira (30/9) para responder ao questionário do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2022. O levantamento, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mede o nível de maturidade dos órgãos na área de tecnologia da informação. O formulário deve ser acessado pelo link disponibilizado no Connect-Jus, e as regras para seu preenchimento estão estabelecidas no Anexo II da Portaria CNJ n. 211/2021, atualizada pela Portaria CNJ n. 339/2022.

A Resolução CNJ n. 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), prevê a realização anual do diagnóstico pelo CNJ. O questionário traz perguntas que abrangem todo o universo da estratégia tecnológica, dividido em dois domínios: o da Governança e Gestão de TIC, contendo os temas: Transformação Digital, Políticas e Planejamento, Atendimento e Suporte ao Usuário; e o dos Serviços de TIC, abordando os temas: Sistemas de Informação, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Riscos, segurança da Informação e Proteção de Dados.

O CNJ também disponibilizou um simulador para preenchimento em planilha de Excel, que auxilia o levantamento final de dados. A pontuação classifica os órgãos pelos níveis de maturidade: Baixo, Satisfatório, Aprimorado e Excelência, e a meta da ENTIC-JUD é de ter, no mínimo, 75% dos órgãos com nível de maturidade satisfatório até dezembro de 2026. Em 2021, porém, esse índice já havia sido ultrapassado, com uma média geral de 68,7%, no nível Aprimorado. O resultado do iGovTIC-JUD também é um critério de pontuação para o Prêmio CNJ de Qualidade.

Dados do Painel

Segundo o Painel do iGovTIC-JUD – 2021-2026, que apresenta todos os dados relativos à série histórica a partir de 2021 quanto aos aspectos de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC, 64,5% dos tribunais estão em nível aprimorado; 17,2% em nível de excelência; e apenas 18,3% figuram no nível satisfatório.

O painel também apresenta gráficos do resultado geral, média por segmento, média por porte, média por domínio, distribuição dos resultados por nível de maturidade, relatórios detalhados, notas de cada órgão, ranking do iGovTIC-JUD e visão analítica do resultado. Ainda é possível, por meio do painel, filtrar por órgão, tema, porte, segmento e UF de cada órgão.

O iGovTIC-Jud é considerado pelo CNJ como um instrumento de fomento de melhoria contínua da área de Tecnologia de Informação e Comunicação. Segundo o chefe da Seção de Gestão Estratégica de TIC do Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTI/CNJ), Igor Guimarães Pedreira, a ação do CNJ contribui com a evolução da TI no Poder Judiciário. “Com base nos resultados dos últimos anos do iGovTIC-JUD, é possível perceber o quanto o grau de maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC tem evoluído de forma geral nos Órgãos do Poder Judiciário, contribuindo no alcance da meta geral estabelecida pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação”.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados