O plano de trabalho relativo à Política de Gestão da Inovação priorizará o fomento de uma cultura institucional de criatividade, colaboração e modernização contínua no Poder Judiciário. Busca, por meio do fortalecimento da Rede RenovaJud e da disseminação dos laboratórios de inovação, aprimorar a prestação jurisdicional, estimular o uso de soluções tecnológicas e metodologias inovadoras e ampliar o impacto social das ações judiciais em todo o território nacional. Esse plano de trabalho está alinhado aos compromissos do Judiciário com a Agenda 2030 da ONU, especialmente quanto ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). 
Ações e Iniciativas do Plano de Trabalho 
Resultados Esperados 
Integração efetiva dos laboratórios de inovação, promovendo ambiente colaborativo, sustentável e alinhado aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário. 
Fortalecimento do intercâmbio de experiências e metodologias inovadoras, incentivando a adoção de novas ferramentas, uso de inteligência artificial, linguagem simples e iniciativas de cidadania digital. 
Estímulo à autonomia criativa dos laboratórios regionais, com suporte institucional para o desenvolvimento de soluções customizadas, adaptadas às realidades locais. 
Melhoria da eficiência, transparência e qualidade dos serviços judiciais, com foco em resultados mensuráveis, redução de tempo processual e ampliação do acesso à Justiça. 
Promoção do reconhecimento público de servidores(as), magistrados(as) e equipes protagonistas da transformação institucional, por meio de prêmios e eventos. 
Avanço do desenvolvimento institucional sustentável, promovendo modernização, inclusão social e sustentabilidade ambiental no âmbito do Judiciário brasileiro.