Uma iniciativa adotada pela diretoria do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva (RR), que visa à conscientização dos servidores, magistrados e colaboradores para baixar o consumo de energia elétrica tem trazido resultados desde que a campanha foi implantada, em março. Já em maio e junho, houve redução de mais de R$ 4 mil. Um percentual de 20% em relação a de março.
De acordo com o gestor do Fórum Criminal, Vilton Flor, o prédio foi construído para aproveitar ao máximo a iluminação natural, com a implantação de salas com amplas janelas de vidro, com dutos de ventilação. É uma construção que atende às exigências do Código de Defesa do Meio Ambiente, bem como resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Roraima.
Além disso, segundo o gestor, o sistema de ar condicionado é do tipo inteligente (VRF), no qual é possível economizar em torno de 27% frente aos concorrentes do mercado.
“Quando iniciamos nossas atividades no Fórum, constatamos um alto consumo de energia; e por meio da nossa diretora, a juíza Graciete Sotto Mayor, iniciamos um trabalho de conscientização junto aos nossos servidores e demais colaboradores no sentido de passarmos a utilizar mais a luz natural, quando possível, com abertura das cortinas; e com isso, diminuir a luz artificial”, afirmou Vilton, enfatizando que a iniciativa continua.
Fonte: TJRR