Espaço Histórico da Justiça Militar é inaugurado em Minas Gerais

Você está visualizando atualmente Espaço Histórico da Justiça Militar é inaugurado em Minas Gerais
Foto: TJMMG
Compartilhe

O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) inaugurou neste mês o Espaço Histórico da Justiça Militar de Minas Gerais, que passa a integrar o Museu da Memória do Judiciário Mineiro. O local está instalado no edifício centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O espaço é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o TJMG e o TJMMG, visando à divulgação e inclusão da Memória Institucional da Justiça Militar do estado na história do Judiciário.

O Museu da Memória do Judiciário passa a disponibilizar um espaço dentro da sala dedicada à exposição de livros cartorários, localizada no primeiro pavimento do Palácio da Justiça, para a exposição temática do TJMMG. Serão realizadas também ações integradas de promoção e divulgação da história da Justiça Militar de Minas Gerais, de forma a zelar pela preservação do acervo institucional. O TJMMG, por sua vez, disponibilizará infraestrutura para hospedagem do website do Museu e espaço físico para atividades de tratamento de acervo, exposições itinerantes, eventos, seminários e atividades do museu do TJMG.

O presidente do TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro, afirmou que “cultivar a memória, mantendo fontes para seu diálogo com a história, é missão profundamente humana e republicana que permite ao Judiciário expandir a amplitude de seus anos, concretizando e efetivando sua razão de ser e sua importância. Cultivar a memória e a história faz com que vivamos muitas vidas, melhor compreendamos nossos passos, alarguemos nossos horizontes”.

Ele também afirmou a importância da criação do Museu em 9 de novembro de 1988, pelo então presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, pai do atual superintendente administrativo adjunto do TJMG, José Arthur Filho. “Ela sintetiza a relevância da memória como reivindicação de um passado que se perpetua e se perpetua justamente porque se coloca disponível à lembrança, à revisitação e à releitura.”

Estreitamento de laços

Em mensagem, o presidente do TJMG Gilson Lemes ressaltou que o relacionamento estabelecido entre os dois tribunais está dentro dos mais emblemáticos preceitos republicanos. “Temos mantido um diálogo frequente e direto, o que resulta no estreitamento dos laços que unem essas duas egrégias instituições.”

O superintendente adjunto da Memória do Judiciário Mineiro, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, disse que o museu está organizado dentro da melhor técnica da museologia. “Contamos com um acervo documental de cerca de 5 mil peças e 1.060 objetos, distribuídos em 16 ambientes temáticos”, destacou. Ele falou sobre as características arquitetônicas do Palácio da Justiça, da história de sua construção e das reformas do edifício. “Seja bem-vinda, Justiça Militar, como parte integrante que é da história do Poder Judiciário Mineiro.”

Fonte: TJMMG

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade