Direitos Humanos são tema de congresso internacional em Roraima

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Direitos Humanos são tema de congresso internacional em Roraima
Compartilhe

A Universidade Federal de Roraima sediará o I Congresso Roraimense de Direitos Humanos e Direito Internacional, de 8 a 11 de setembro. O evento é uma iniciativa do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tem o objetivo de contribuir, em âmbito estadual e regional, para o debate qualificado sobre temas de direitos humanos e de direito internacional, disseminando-os a partir da universidade para a comunidade em geral. O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, além de outras organizações nacionais e internacionais.

O tema escolhido é “Direitos Humanos e Desenvolvimento no séc. XXI”, a partir do qual os organizadores pretendem debater os 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de seu sistema global de Direitos Humanos, além da agenda pós-2015 para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entre outros tópicos.

Palestrantes – Os palestrantes já confirmados são: o professor Valerio Mazzuoli, consultor jurídico internacional, conferencista, parecerista e autor de livros jurídicos; Rebecca Atencio, professora na Tulane University (Estados Unidos), cujos estudos se concentram em questões ligadas à ditadura militar no Brasil; Paulo Henrique Gonçalves Portela, professor de Direito do Centro Universitário Christus (Unichristus), em Fortaleza/CE, e autor do livro “Direito Internacional Público e Privado: incluindo noções de Direitos Humanos e de Direito Comunitário” (Ed. Juspodivm); e Sidney Guerra, professor, consultor jurídico, parecerista e atual secretário municipal de Administração de Duque de Caxias/RJ.

As inscrições podem ser feitas no hotsite do evento, onde também é possível obter mais informações, inclusive sugestões de hospedagem, entre outras.

Agência CNJ de Notícias