CNJ recebe propostas para 6.ª edição da série Justiça Pesquisa até 10 de maio

Você está visualizando atualmente CNJ recebe propostas para 6.ª edição da série Justiça Pesquisa até 10 de maio
Arte: arquivo
Compartilhe

Instituições sem fins lucrativos ou fundações públicas, que tenham como missão a realização de pesquisas e projetos de desenvolvimento institucional, podem candidatar-se para participar da 6.ª Edição da Série Justiça Pesquisa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prazo para apresentação das propostas termina em 10 de maio.

A chamada pública foi divulgada em 24 de março e, nesta oportunidade, podem ser apresentados projetos para realização de pesquisas em sete temas. São eles:

– Pessoas com transtorno mental em conflito com a lei privadas de liberdade;
– Diagnóstico sobre a devolução de crianças e adolescentes em estágio de convivência e adotadas;
– Diagnóstico da situação do negro no sistema de justiça;
– Reconhecimento pessoal em procedimentos criminais;
– Curva de redução dos quantitativos de adolescentes e jovens submetidos ao sistema socioeducativo;
– Inserção sociolaboral de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penitenciário no contexto brasileiro; e
– Pesquisa sobre a Audiência de Apresentação e Tortura no Sistema Socioeducativo.

O levantamento dos dados em cada um dos temas selecionados deve contribuir para a formulação, a implementação, o aperfeiçoamento e o controle das atividades de prestação jurisdicional, na busca de concretização de direitos e garantias fundamentais. Foi esse conjunto de desafios institucionais que estimulou o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) a criar a Série Justiça Pesquisa.

Quem tiver interesse em participar da seleção pode acessar os detalhes dos produtos a serem entregues, resultados esperados, etapas do processo seletivo, forma de inscrição e outras informações, no portal do CNJ, neste link. As propostas devem ser entregues por meio do formulário eletrônico disponível aqui. O resultado tem previsão de ser divulgado em 26 de junho!

Para acessar mais informações sobre o programa e consultar a íntegras de pesquisas publicadas em editais anteriores, basta clicar o link que leva para a página do Justiça Pesquisa, no portal do CNJ. Demais informações podem ser obtidas no Departamento de Pesquisas Judiciárias pelo e-mail dpj@cnj.jus.br ou pelos telefones (61) 2326-5266/5268.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade