Campanha da Justiça Eleitoral mineira arrecada materiais históricos

Você está visualizando atualmente Campanha da Justiça Eleitoral mineira arrecada materiais históricos
Foto: TRE-MG
Compartilhe

Entre comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral e ao Dia da Memória do Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) lançou campanha de arrecadação de materiais eleitorais. O objetivo é enriquecer o acervo da Memória Eleitoral, por meio da preservação de objetos que representam a história das pessoas e instituições que participam do processo.

Podem ser materiais diversos que se relacionem com as atividades da Justiça Eleitoral, como documentos, fotografias, reportagens, livros e mobiliário, além de materiais de propaganda, como cartazes, santinhos, brindes e roupas. Berenice Sobral, chefe da Seção de Memória Eleitoral do TRE-MG, explica que os objetos recebidos serão guardados e conservados na Reserva Técnica do Centro de Memória. “O Centro de Memória deve buscar divulgação continuada perante o público interno e externo da Justiça Eleitoral mineira e, de tempos em tempos, buscar novos itens para as coleções que compõem o acervo histórico da instituição.”

A ação de incentivo à doação dos materiais contará com a participação de diversos órgãos públicos do estado, como o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e governo estadual e prefeituras. E também incentiva que qualquer pessoa que tenha algum dos materiais doe ao TRE-MG. Para isso, o contato pode ser pelos telefones (31) 3307-1176 / 1361 ou pelo e-mail smemo@tre-mg.jus.br.

Centro de Memória

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais foi instalado em agosto de 2013 e realiza mostras e exposições temáticas. O Centro funciona na Avenida Prudente de Morais, 320, em Belo Horizonte, e a visitação já está liberada normalmente para o público externo, de 12h às 18h. O agendamento para escolas e outras instituições deve ser realizado com antecedência, pelo e-mail smemo@tre-mg.jus.br.

Fonte: TRE-MG

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade