2ª Reunião Preparatória para 17º Encontro Nacional terá apresentação de dados sobre o Judiciário

Você está visualizando atualmente 2ª Reunião Preparatória para 17º Encontro Nacional terá apresentação de dados sobre o Judiciário
Imagem: Divulgação CNJ.
Compartilhe

Nos próximos dias 28 e 29 de agosto de 2023, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza a segunda Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário — evento voltado a acompanhar o cumprimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026, por meio da apresentação dos resultados parciais das Metas Nacionais, bem como de dados de políticas judiciárias instituídas pela CNJ e do debate das propostas de Metas para o próximo ano.

Durante a agenda, haverá apresentação de um painel de acompanhamento da Política Nacional de Atenção Prioritária do 1º Grau — porta de entrada da sociedade na Justiça e instância em que se concentra a maior parte das ações judiciais brasileiras. Também será divulgado o panorama do Relatório Justiça em Números – ano base 2022, que apresenta as principais estatísticas do Poder Judiciário.

“Serão apresentados os resultados parciais das metas nacionais de 2023 e, no segundo dia, haverá apresentação e formulação, por ramo de Justiça, das metas estabelecidas para o ano que vem”, indicou a diretora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, Fabiana Gomes.

Transparência

A 2ª Reunião Preparatória ocorrerá de forma presencial e durante sua realização haverá a premiação do Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2023, realizado anualmente há 6 anos. A premiação busca valorizar os tribunais e os conselhos que melhor disponibilizam suas informações, de maneira clara, objetiva e organizada.

Entre os itens avaliados estão se os órgãos do Judiciário disponibilizam suas metas e seus indicadores; se viabilizam estatísticas relativas à sua atuação; se mantém visível o calendário das sessões colegiadas; se facilitam o acesso às atas das sessões dos órgãos colegiados, assim como informações sobre licitações e contratos, entre outros pontos.

As reuniões preparatórias dão início servem de espaços para o processo de formulação das Metas Nacionais anuais, orientadoras do planejamento e da gestão de todo o Poder Judiciário brasileiro, e promovem alinhamentos necessários antes da realização dos encontros nacionais.

Serviço
2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional
Data: 28 e 29 de agosto de 2023
Local: Sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Público-Alvo: Presidentes e representantes dos tribunais e da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística.

Texto: Regina Bandeira
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão orçamentária e financeira