Workshop aproxima juízes federais e peritos criminais

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Workshop aproxima juízes federais e peritos criminais
Compartilhe

Começa nesta segunda-feira (27/8), em Brasília, o workshop Perícia Criminal Federal, realizado em parceria pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Departamento de Polícia Federal (DPF). O evento reunirá juízes federais e peritos criminais da PF na discussão de aspectos técnicos da perícia criminal e do aproveitamento das provas produzidas nos processos penais.

O evento tem como objetivo promover a troca de experiência entre as duas instituições, a fim de tornar mais eficiente o uso das provas periciais em processos criminais. “Este workshop é apenas um primeiro passo para melhorar a interlocução entre o Poder Judiciário, destinatário da prova, e a perícia criminal, responsável por sua produção”, afirma o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Jairo Schäfer.

A abertura do workshop, que acontece na sede da Diretoria Técnico-Científica (DITEC) da PF, será feita pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes às 9h da segunda-feira. O ministro fará uma palestra com o tema “Sistema probatório e devido processo legal na jurisprudência do STF”.

O encerramento, na terça-feira (28/8), será feito pela Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon. A participação da ministra está prevista para as 17h e ela falará sobre “Administração da justiça e a efetividade do processo penal”. Antes dela, o corregedor do DPF, Claudio Ferreira Gomes, discorre sobre “Perspectivas dos inquéritos na Polícia Federal e novas metodologias de investigação”.

A intenção da Corregedoria Nacional de Justiça é reproduzir esse mesmo modelo de workshop para aproximar magistrados e peritos que atuam no âmbito das justiças dos estados.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias

Serviço:
Workshop Perícia Criminal Federal
Data: 27 e 28 de agosto
Local: Sede da Diretoria Técnico-Científica (DITEC) da Polícia Federal
(SAIS Quadra 7, Lote 23, Setor Policial Sul)