Você aproveita integralmente os alimentos?

Você está visualizando atualmente Você aproveita integralmente os alimentos?
Arte: CNJ
Compartilhe

Alguns legumes e verduras possuem cascas, folhas e talos comestíveis e mais ricos em nutrientes do que a própria polpa! É nesse sentido que se fala sobre o Aproveitamento Integral dos Alimentos que consiste no preparo dos alimentos utilizando as partes que geralmente são descartadas (talos, cascas, sementes, etc.), aumentando o valor nutricional das preparações e agregando sabor, além de caracterizar uma forma mais sustentável de preparar os alimentos. Por meio do Aproveitamento Integral dos Alimentos podemos otimizar a oferta dos nutrientes que os alimentos nos oferecem, diminuir a produção de lixo e a produção de gases poluentes, e ainda reduzir os gastos financeiros com alimentação.

Diante da importância do tema, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, estão sendo disponibilizados quatro vídeos, que orientam a preparação das seguintes receitas: salada colorida; arroz com talos; almôndegas com casca de melancia; e farofa com casca de abacaxi. Tudo isso visando propiciar um ambiente de aprendizagem sobre receitas práticas em que se pode utilizar de maneira integral os alimentos. Assista aos dois primeiros vídeos:

Os dois próximos vídeos serão publicados em 8 de junho. Para as preparações de todas as quatro receitas, foram usados os seguintes alimentos:

Ingrediente Quantidade
Abacaxi 1 unidade
Agrião 1 maço
Alho 1 cabeça
Almeirão 1 maço
Arroz branco 1 Kg
Aveia flocos finos 500 g
Bacon 200g
Carne moída patinho 1 Kg
Cebola 3 unidades
Cenoura 3 unidades com folhas
Espinafre 1 maço
Farinha de mandioca 500 g
Melancia 1/2 unidade
Óleo de girassol 1 unidade de 900 ml
Ovos 6 unidades
Pimenta do reino 1 pacote
Repolho roxo 1 unidade
Sal 1 Kg
Salsinha 1 maço