Violência à mulher é tema de mostra de vídeo em Barra das Garças

Compartilhe

Com o objetivo de estimular a reflexão educativa sobre o tema “violência doméstica contra a mulher”, a Comarca de Barra do Garças (MT) lançou o edital da II Mostra Estudantil de Vídeo. A atividade faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra Mulher, que conta com a participação do Poder Judiciário tocantinense.

Podem participar da mostra três categorias: alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e superior. Os estudantes podem se inscrever, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Promotoria de Justiça de Barra do Garças. A inscrição deve ser individual, ou em grupo de até no máximo cinco integrantes.

Todos os vídeos deverão abordar a temática: “Onde não há cultura predomina a violência doméstica e familiar?”. Com base nesse tema, os alunos devem produzir vídeos com duração mínima de um minuto e máxima de dois minutos.

Votação popular – A seleção será realizada em duas fases. A primeira consistirá na análise pela comissão organizadora, que deverá selecionar cinco vídeos por categoria. A segunda fase consistirá em votação popular dos vídeos previamente selecionados por meio do blog da Rede de Enfrentamento.

Os vídeos selecionados para a segunda fase contarão com apoio técnico especializado para a edição e finalização do vídeo, sem custos às equipes produtoras. Os critérios para seleção são: pertinência com relação ao tema, criatividade, organização, roteiro, atuação, mensagem educativa, qualidade técnica e contribuição para a proposta da mostra.

Tanto a votação popular quanto a realizada pelo júri técnico ocorrerão entre os dias 1º e 20 de agosto. Os vencedores serão conhecidos no dia 28 de agosto, durante o evento de premiação, na Arena Salomé José Rodrigues, no Porto do Baé, às margens do Rio Garças.

A premiação terá cinco colocações, sendo que o primeiro lugar receberá mil reais e medalha. Já o segundo e terceiro lugares receberão medalhas e o quarto e quinto lugares, certificado de participação na mostra. O vencedor do júri técnico ganhará R$ 1,8 mil, troféu e medalha.

Sucesso – “No ano passado tivemos inscritos de várias cidades e até de outros estados. Ao todo, tivemos 63 vídeos inscritos. Os vencedores tiveram mais de 12 mil acessos no nosso blog. Na entrega dos prêmios, mais de três mil alunos estavam participando do evento. O resultado foi excelente e gratificante. Esperamos este ano repetir e se possível superar o sucesso de 2014”, destaca Wagner Plaza Machado Junior, que participa da Rede de Enfrentamento.

Os alunos premiados receberão o troféu Nazaré de Souza Silva, em homenagem a uma dona de casa que três meses após a separação foi assassinada pelo ex-marido, com 24 facadas nas costas, no dia de Natal. O crime chocou a sociedade pelos requintes de crueldade usados pelo agressor, hoje condenado pela Justiça.

O vídeo vencedor, dentro de cada categoria, será exibido ao longo do ano em palestras e eventos em geral organizados pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.

Fonte: TJMT