VII Prêmio Innovare será entregue nesta sexta-feira no STF

Compartilhe

A cerimônia de premiação da sétima edição do Prêmio Innovare, marcada para esta sexta-feira (3/12), às 11h, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, concentra seus esforços em dois temas centrais: Justiça sem burocracia e acesso do preso à Justiça, este último em parceria com o International Bar Association (IBA), instituição que luta pelos direitos humanos e pelo Estado democrático de Direito. Em sete anos de atuação, o Prêmio já acumula cerca de duas mil iniciativas inscritas e já contemplou práticas ligadas à adoção e reintegração à família, cidadania, meio ambiente, modernização do judiciário, infraestrutura, crescimento urbano, entre muitas outras áreas que auxiliam a sociedade e o judiciário.

Este ano o Innovare terá, pela primeira vez, uma premiação especial reconhecendo práticas que facilitaram o acesso do preso à Justiça.  Na ocasião, juntamente com a International Bar Association’s Human Rights Institute, será contemplada uma iniciativa que tenha contribuído com o tema, a fim de estimular o acesso do preso aos seus direitos e à Justiça. O vencedor desta categoria, além da bonificação em dinheiro, ganhará um estágio em Moçambique, onde terá acesso e auxiliará advogados locais e regionais em causas de direitos humanos. 

O advogado Márcio Thomaz Bastos, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, acredita que a premiação é um ponto de partida para a grande reforma que precisa ser feita no Brasil. “A nossa confiança e a nossa esperança é de que tudo isso que se está fazendo no Poder Judiciário, através do Prêmio Innovare, seja um primeiro passo, uma semente, um plano de vôo, para o Estado Brasileiro”, comenta Márcio Thomaz Bastos ao se referir ao Prêmio Innovare e às práticas premiadas durante as sete edições.

Concorrem em 2010, 113 práticas na categoria advocacia, 87 em juiz, 48 em Ministério Público, 34 em Prêmio Especial, 33 em Defensoria Pública e 25 em Tribunal. Os vencedores serão contemplados com R$50 mil, além der ter suas práticas disseminadas para outras regiões pela equipe difusora do Prêmio, composta por ministros, advogados renomados, juízes, promotores de justiça e diretores do Instituto. Apenas a categoria Tribunal não terá premiação em dinheiro.

Innovare – O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos, localizada em Botafogo (Rio de Janeiro) e tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça Brasileira, além de disseminar as práticas identificadas pelo Prêmio Innovare. Este ano, o Instituto também contou com a primeira edição internacional, realizada no dia 4 de agosto.  Participaram desta primeira edição, países que fazem parte da Cúpula Judicial Iberoamericana (América Latina, Espanha, Portugal e Andorra), tendo como vencedora, a prática da República Dominicana. 

 

Fonte: Instituto Innovare