Versão atualizada de sistema de automação no Fórum de Campo Grande (MS) permite novo serviço

Compartilhe

Quinta, 02 de Outubro de 2008

Os oficiais de justiça da Comarca de Campo Grande (MS) iniciaram nesta quarta-feira (01/10)  a trabalhar com uma nova tecnologia para confecção das certidões. Com a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), versão PG5, os oficiais de justiça da Capital passaram a fazer o recebimento dos mandados e o lançamento de informações sobre diligência diretamente no sistema, agilizando os procedimentos.

O projeto piloto do sistema foi implantado na Comarca de Caarapó, depois em Ponta Porã e Bataiporã. Agora, depois de migrar para a versão PG5, adequar fisicamente a sala dos oficiais de justiça do Fórum de Campo Grande, com mais microcomputadores e treinar os oficiais, o serviço entrou em funcionamento. Uma equipe da Secretaria de Informática acompanha o início das atividades.

Com a implantação do serviço, toda a distribuição de mandados e remessas da Central de Mandados para o oficial de justiça são recebidas pelo oficial por meio do SAJ PG5. O procedimento antigo parou de ser utilizado. Agora o oficial recebe o mandado para ser cumprido, imprime, cumpre e volta para o sistema para efetuar o lançamento de atos e diligências. Depois de lançar todos os detalhes do trabalho realizado, uma movimentação temporária será lançada pelo sistema no processo, que deverá ser confirmada (ou não) pelo cartório. A partir da confirmação, o documento estará disponível, na íntegra, para consulta na internet.

Essa funcionalidade do SAJ atende anseio da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/MS, anteriormente solicitada à Administração do Tribunal de Justiça, além de ser resultado do empenho da gestão do Poder Judiciário em busca da modernização da justiça para proporcionar celeridade na prestação jurisdicional.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMS