VEP de Marabá promove capacitação profissional para ex-detentos

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

Começou segunda-feira (12/9) um curso que pode mudar a vida de 18 ex-detentos da região de Marabá/Pará. Nos próximos três meses, o grupo de apenados que cumprem pena em liberdade condicional, regimes semiaberto e aberto aprenderão com instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) os conhecimentos básicos da profissão de eletricista.

A iniciativa da capacitação é da Vara de Execuções Penais (VEP) de Marabá, que segue os princípios do Começar de Novo, programa de reinserção de detentos e ex-detentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O trabalho e o estudo são caminhos para reintegrarmos presos à sociedade. No entanto, descobrimos que a falta de qualificação profissional e  formação impedem essa reinserção”, afirma o juiz titular da VEP de Marabá, Jonas da Conceição Silva.

Trabalho – A empresa Vale S.A. vai financiar o curso, que será ministrado em salas de aula da Universidade Estadual do Pará (UEPA), outra parceira no projeto. Uma vez formados, os ex-detentos serão encaminhados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) para trabalhar na própria Vale ou em alguma prestadora de serviços terceirizada da Vale. Em Marabá, a empresa planeja instalar uma usina siderúrgica e a expectativa é de que milhares de empregos sejam gerados na região.

“Como eletricistas, eles também terão a opção de trabalhar como autônomos”, explica o juiz. Segundo o magistrado, os 18 alunos do curso de eletricista foram escolhidos entre apenados de nove comarcas da região. “A equipe interdisciplinar da VEP, composta por assistente social, psicóloga e pedagoga, fez estudo prévio dos processos e realizou entrevistas com os alunos”, afirma o juiz.

Além do curso de eletricista básico, o projeto deve oferecer ainda capacitação em outras profissões: montador de andaimes, pedreiro e pintor predial.  

Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias