Vargem Grande do Sul comemora instalação da 2ª Vara Judicial

Compartilhe

A cidade estava em festa. Depois de longa espera, os cidadãos de Vargem Grande do Sul, em São Paulo, estiveram na última segunda-feira (10/9) no fórum da comarca, para a solenidade de instalação da 2ª Vara Judicial. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, e o prefeito de Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzi Moraes, compuseram a mesa condutora dos trabalhos.

O primeiro a agradecer a presença do presidente do TJSP e a instalação da 2ª Vara Judicial foi o juiz responsável pelo novo cartório, Christian Robinson Teixeira, que fez questão de registrar o trabalho dos magistrados que passaram pela comarca, Danilo Spessot, Marai Helena Steffen e Fabrício Dias.

“Gostaria de externar meus sinceros agradecimentos e minha admiração pessoal ao desembargador Ivan Sartori por ter reconhecido a real necessidade de se instalar esta nova vara. Saiba também, presidente, que Vossa Excelência tem sido um exímio administrador à frente do Tribunal de Justiça e conseguiu, seguramente, conquistar a admiração e respeito de todos nós, juízes, servidores, advogados e jurisdicionados, pelo dinamismo, eficiência, simplicidade e seriedade com que conduz seus trabalhos”, enfatizou Teixeira.

Alento – Para o presidente da 123ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Vargem Grande do Sul, José Pedro Cavalheiro, que representou o presidente da OAB SP, a comarca foi escolhida para a instalação em razão da grande quantidade de processos. “A demanda evidencia que o Judiciário ainda é o alento para as pessoas.”

O prefeito Amarildo Duzi Moraes iniciou suas palavras dizendo da “honra de receber o presidente do TJSP na terra do ícone Waldir Troncoso Perez” – lenda viva das tribunas do júri e príncipe dos advogados criminais do Brasil, que atuou por mais de 50 anos até, aos 85 anos, em 2004, ser acometido por um acidente vascular cerebral. Também são filhos da terra os desembargadores Antonio Celso Aguilar Cortez, Luiz Francisco Aguilar Cortez, Luís Paulo Aliende Ribeiro e Aniceto Lopes Ribeiro, que foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. O prefeito agradeceu o empenho do presidente da Assembleia Legislativa. “Graças aos dois presidentes (TJSP e Alesp) isso aqui hoje é realidade.”

Barros Munhoz também proferiu algumas palavras e creditou às dificuldades financeiras a morosidade existente no Judiciário. “A angústia do Poder Judiciário terá fim no dia em que tiver um teto de gasto mas também um piso. A autonomia do Judiciário e também do Legislativo não passa de falácia.” O deputado disse, ainda, que a instalação da 2ª vara judicial “não é uma conquista que dê votos, mas me dá muita satisfação porque tão importante quanto o pão é o pão da alma”.

Parceria – Último a falar, o presidente Sartori agradeceu a parceria proveitosa, em especial para o povo, que há entre os poderes Legislativo e Judiciário, ao trabalho do prefeito de Vargem Grande do Sul, ao secretário Estadual da Habitação, aos integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, à Apamagis e, ainda, aos magistrados e servidores. Sartori fez breve relato sobre a necessidade de valorização de servidores e magistrados, em especial os de primeiro grau. Falou da dedicação dos magistrados que, em média, produzem oito sentenças/dia.

“Quero agradecer muito a todos”, disse reconhecendo que em Vargem Grande do Sul, assim como em outras comarcas, o trabalho exige muito de juízes e servidores. O presidente argumentou que a união é fundamental para que o Judiciário se enobreça cada vez mais. “Justiça e prestação jurisdicional célere para a Comarca de Vargem Grande do Sul”, ressaltou.

Comarca – Vargem Grande do Sul, com 39.266 habitantes, faz parte da 50ª Circunscrição Judiciária, que tem como sede a Comarca de São João da Boa Vista e abrange também as comarcas de Aguaí e Espírito Santo do Pinhal. Está inserida Na 4ª Região Administrativa Judiciária com sede em Campinas. O quadro funcional da comarca é composto por 35 servidores e cerca de cem pessoas passam todos os dias pelo fórum em busca da prestação de serviços judiciais. Na Justiça, até então com apenas uma vara, estão em andamento 12.576 processos e 406 novas ações foram distribuídas em julho.

Do TJSP