Vara de Propriá é a primeira do interior a receber o PJe-JT

Compartilhe

A Vara do Trabalho de Propriá foi a primeira do interior de Sergipe a receber o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A solenidade de implantação aconteceu nesta quarta-feira, dia 28, e foi conduzida pelo desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do TRT-SE.  O município de Propriá, localizado na região do Baixo São Francisco,  tem jurisdição sobre as cidades Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Itabi, Jaboatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Nossa Sra. de Lourdes, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

 

Com a chegada do PJe-JT na Vara de Propriá, somada às nove varas da capital, o TRT-SE alcança quase 67% de adoção do sistema, cumprindo, com margem de sobra, a meta de implantação  em 10% das Varas do Trabalho em 2012. “O êxito da iniciativa pioneira de utilização da ferramenta eletrônica em todas as unidades da capital e, num futuro bem próximo, no interior, é uma certeza positiva graças à adesão dos magistrados, servidores, advogados e membros do MPT, e das parcerias com a OAB e ASSAT”, disse o presidente Jorge Cardoso.

Depois de implantado em Propriá, o novo sistema será levado para as outras cinco unidades do interior de Sergipe. As próximas a receberem o PJe-JT são: Lagarto (3/12), Maruim – provisória em Carmópolis (5/12), Estância (10/12), Itabaiana (11/12) e Nossa Senhora da Glória (12/12). Com a introdução do sistema eletrônico nas respectivas varas, a Justiça do Trabalho de Sergipe funcionará  totalmente digitalizada. “Levar o PJe-JT para o interior do estado é a confirmação da preocupação em atender todos os jurisdicionados de forma unificada, célere e com agilidade nas demandas que envolvem as partes”, afirmou o presidente do TRT.

O primeiro processo ajuizado, via PJe-JT, pelo advogado trabalhista Márcio Santana Dória, foi o de número 0020001-61.2012.5.20.0015. A audiência acontecerá no dia 31 de janeiro de 2013, às 10 horas. A solenidade de implantação do PJe-JT em Propriá contou com as presenças do juiz do Trabalho substituto Luís Fernando Almeida de Araújo, do presidente da ASSAT – Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas, Clodoaldo Andrade Junior, e de servidores da vara e também da sede do tribunal.
 
Vantagens

O novo sistema traz vantagens como acessibilidade, onde as partes podem consultar o processo sem precisar se deslocar até as varas, bastando apenas um computador com internet. A economia trazida aos cofres públicos e a responsabilidade ambiental são outros benefícios, com a redução de gastos com papel e insumos. Além de facilidade de trabalho para os advogados que podem ingressar com ações durante todo o dia, onde quer que estejam, em casa ou no escritório, por exemplo.

O PJe-JT já é utilizado plenamente, em primeiro grau, em todas as nove varas da capital, que tem jurisdição sobre os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda, e em segundo grau, no tribunal. Desde julho, o Regional sergipano atua com o sistema eletrônico e teve Aracaju como a primeira capital do País a receber o projeto.

Do TRT20