Vara da Infância viabiliza parceria em favor de medidas socioeducativas

Você está visualizando atualmente Vara da Infância viabiliza parceria em favor de medidas socioeducativas
Compartilhe

Dando seguimento à política de construção e implementação de redes de atendimento, o juiz auxiliar da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Max Nunes de França, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está formatando o Programa Sol de Primavera. O objetivo de implantar o tratamento comunitário na cidade de Campina Grande (PB).

O programa será coordenado pela professora doutora em Psicologia, Jadcelly Rodrigues Vieira, do Departamento de Psicologia da UEPB, e tem como meta tratar as pessoas em situação de sofrimento social em seu meio de convivência, sem a necessidade de internação institucional. Em parceria com colaboradores, quer oferecer dispositivos que promovam a melhoria do ambiente e as redes de relacionamento entre a pessoa e a comunidade. Será uma ação integrada ainda com os departamentos de Enfermagem e Educação Física da UEPB.

De acordo com o juiz Max Nunes de França, a prevenção tem que partir da própria comunidade, e esta prevenção deve vir de uma articulação em rede com capacidade de modificar o ambiente, por meio da mobilização de vários atores sociais como líderes comunitários, organizações da sociedade civil, escolas, igrejas, comerciantes e os próprios habitantes da comunidade, que devem participar ativamente da ação.

O magistrado destacou também que este é um importante marco, já que a universidade está abrindo suas portas para a comunidade. O próprio corpo discente e docente está indo às comunidades, por meio deste programa de extensão.

Para a coordenadora do projeto, o programa é importante para a universidade, pois dará oportunidade de formar estudantes e profissionais para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde e proteção social na linha do tratamento comunitário, articulando o saber e o fazer dos indivíduos, reconhecendo suas habilidades e potencializando suas potencialidades para que as pessoas saiam da situação de vulnerabilidade.

O lançamento do projeto aconteceu na tarde desta terça-feira (16/09), na reitoria da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande e contou com as presenças do pró-reitor de Extensão da UEPB, professor doutor José Pereira da Silva; da professora doutora Mércia Gaudêncio, do Departamento de Enfermagem; da professora doutora Elaine Melo, do Departamento de Educação Física; e da professora doutora Jadcelly Rodrigues, do Departamento de Psicologia; todos envolvidos no projeto.

No ato de lançamento, estiveram presentes ainda a coordenadora do Creas Marina Campos Tavares, a promotora de justiça Elaine Alencar, a chefe de cartório da Vara da Infância Waldiléa Farias, a assistente de administração Valéria e a chefe do setor psicossocial infracional da Vara da Infância Maria das Neves Araújo.

Fonte: TJPB