Valores acordados em conciliações superam R$ 1,5 milhão em SC

Compartilhe

No estado de Santa Catarina, a Semana Nacional de Conciliação Meta 2 registrou, até esta quinta-feira (17/09), cerca de 1,2 mil audiências realizadas, mais de 600 acordos obtidos e 3,2 mil pessoas atendidas. Conforme esse balanço parcial, os valores acordados superam a casa de R$ 1,5 milhão. A Semana Nacional de Conciliação em Santa Catarina, além do trabalho dos desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça daquele estado, o TJSC, também contou com o apoio de estudantes de Direito.

Segundo informações do juiz Luiz Henrique Portelinha, do Fórum Distrital do Continente, a maior preocupação dos magistrados ao longo da semana tem sido saber das partes como está a situação de cada caso e pedir a colaboração dos advogados nas audiências.  Conhecer bem as partes envolvidas é também tática utilizada pelo assessor de magistrado Lauro Lichak. “As pessoas precisam conversar sobre o processo em busca de solução”, declarou.

Recém-formada em Direito, a técnica judiciária Criseli Margutti, da 3ª Vara Cível de Araranguá, ressaltou que algumas dificuldades encontradas em conflitos familiares tem origem na incompreensão das partes sobre a verdadeira função da pensão alimentícia. “A maioria dos pais acha que está pagando para a mãe e não para a manutenção da criança”, frisou. A técnica judiciária em Içara, Ana Carolina Pacheco, outra servidora que tem colaborado com a semana da conciliação, disse que é importante, em tais audiências, mostrar que as pessoas podem e devem fazer pequenas concessões em nome da resolução final do conflito.  “Dessa forma é possível acabar com a tensão gerada pelo processo”, afirmou.
 
As audiências de conciliação têm sido presididas por muitos magistrados do TJSC. Os trabalhos seguem até as 18h desta sexta-feira (18/09) em 50 varas de 37 comarcas catarinenses. O balanço final do evento deve sair na próxima semana. 
 
Fonte: TJSC