União de esforços em PE garante sucesso de ação por cidadania

Compartilhe

Quando o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Eduardo Paurá Peres, com a assessoria das juízas Fernanda Chuahy e Maria Auri Alexandre Ribeiro, instituiu os programas Um Passo a Mais para a Cidadania e Semana de Conciliação, com certeza não tinha a dimensão do alcance social que as iniciativas iriam atingir. No período de 25 a 27 de agosto, com a participação essencial de todos que trabalham na Comarca de Tracunhaém, os números registram a importância da ação.

Foram realizados 148 casamentos, entregues 180 certidões de casamento, 300 fotos para documentos, emissão de mais de 400 documentos de identificação e trabalhistas, além de 77 audiências, 49 decisões e 34 processos de rito sumário preparados para o juiz dar a sentença. “Outro número interessante que me referi no casamento é que casamos, em um único dia, quase 4% da população em idade núbil de Tracunhaém”, revelou o juiz José Faustino Macedo Souza Ferreira, titular da comarca de Tracunhaém.

Foram resolvidas questões relacionadas, principalmente, ao registro civil e ações de família, além de efetivar a realização de audiências e conciliações. A iniciativa é fruto de parceria com a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen-PE) e com o Fórum de Tracunhaém, além da colaboração de várias instituições da cidade.

Semana da Conciliação – Durante a ação, uma equipe especial da Corregedoria vem para colaborar com juízes e servidoras do Núcleo de Apoio aos Juízes (NAJ). “A conciliação é um meio alternativo de solução de conflitos que, além de trazer inúmeros benefícios às partes, desafoga o Judiciário e possibilita uma prestação jurisdicional célere e eficaz, sendo de capital importância a difusão da cultura da conciliação como busca da paz social”, explicou o corregedor Eduardo Paurá. A Corregedoria Geral da Justiça tem como funções principais a orientação e fiscalização dos serviços judiciais em todo o estado.

Fonte: TJPE