TRT/RN começa a operar com Processo Administrativo Virtual

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio Grande do Norte deu um importante passo para a virtualização de rotinas administrativas e judiciais. Na manhã desta quarta-feira (1º/12), o presidente do tribunal, desembargador José Barbosa Filho, assinou o ato que deu início ao funcionamento do sistema de Processo Administrativo Virtual (Proad). Na oportunidade, os diretores de diversos setores se reuniram para acompanhar os primeiros procedimentos com a nova ferramenta.

O Proad passa a funcionar no TRT/RN virtualizando as atividades processuais relativas às diárias dos servidores. Dessa maneira, toda a tramitação ocorre pela web, de forma mais rápida, sem a necessidade do uso de papel e de tinta para impressão. O sistema foi adquirido pelo tribunal a partir de um termo de cooperação com o TRT da 12ª Região (Santa Catarina). O código fonte da ferramenta foi totalmente adaptado à realidade da Justiça do Trabalho potiguar. “Quando o sistema estiver totalmente implantado, cerca de 70 assuntos serão tratados apenas no meio on-line”, explica Marcelo Marinho, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Para que o sistema pudesse ser implantado, servidores e diretores de diversos setores do TRT receberam uma capacitação específica. De acordo o diretor do Serviço de Engenharia e Arquitetura (Searq), Dirceu Holanda, o instrumento chega para ser um facilitador das atividades desenvolvidas no tribunal. “O Proad permite uma tramitação imediata, sem a necessidade do deslocamento dos servidores e isso ajuda bastante. Sem contar que os formulários de preenchimento são muito simples e interativos. Não há dificuldade nenhuma”, ressalta.

 

Fonte: TRT-RN