TRT da Paraíba conclui planejamento estratégico para os próximos cinco anos

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) promoveu o Fórum de Gestão Estratégica, que teve como objetivo a elaboração do planejamento estratégico do Regional para os próximos cinco anos. A abertura do evento, realizada nos dias 18, 19 e 20 últimos no auditório do Hardmann Hotel, em João Pessoa, foi feita pelo presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade.  Ele ressaltou a importância do planejamento e disse que “a identidade do TRT da Paraíba é fruto da projeção que seus servidores e magistrados erguem em prol da sua missão institucional”. No Plano de Gestão apresentado ao assumir a presidência do TRT, em janeiro deste ano, já constava a meta de elaborar o Planejamento Estratégico bem antes da Resolução nº 70 do CNJ e do estabelecimento de metas nacionais de nivelamento da Justiça.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Paulo Maia Filho, que é gestor de Metas Nacionais de Nivelamento junto ao Conselho Nacional de Justiça relatou a situação do TRT da Paraíba. “O nosso Tribunal se encontra numa situação confortável, já que quase todas as metas foram cumpridas”. Ele destacou a celeridade e investimento em tecnologia como duas delas. Desde 2004 que os processos são distribuídos de forma automatizada, tanto na Primeira quanto na Segunda Instância.     

Agilidade – O TRT da Paraíba, em 2008, teve o segundo menor tempo de julgamento das ações em Primeira Instância. Todas as unidades judiciárias do TRT são informatizadas e interligadas ao Tribunal sede, além de ter sido pioneiro na implantação do Processo Eletrônico nas Varas do Trabalho de João Pessoa e Santa Rita. 

O Planejamento Estratégico está sendo elaborado por todo o Judiciário brasileiro e tem como objetivo aperfeiçoar, racionalizar  e modernizar os serviços judiciais, a fim de tornar o processo mais ágil e eficiente, com qualidade da prestação jurisdicional e amplo acesso à Justiça.Cada Tribunal vai elaborar as suas metas de acordo com sua realidade.  As metas a serem cumpridas por cada Regional, de acordo com suas demandas, devem ser entregues ao CNJ até o dia 31 de dezembro próximo. 

O encontro reuniu magistrados e servidores que representam todas as áreas da Justiça do Trabalho no estado, além de representantes da OAB, Procuradoria do Trabalho, Associações dos Magistrados e Servidores e Sindicato do Judiciário Federal.

Experiência – O presidente do Tribunal do Trabalho de Mato Grosso, desembargador João Carlos Ribeiro de Souza foi o convidado para a primeira palestra  do evento com o tema “A experiência e os benefícios decorrentes da implantação do Planejamento Estratégico do TRT do Mato Grosso – 23ª Região”. Ele destacou a necessidade de quebrar paradigmas, firmar parcerias e fazer avaliações contínuas. 

O chefe do Núcleo de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, Joel Solon Farias de Azevedo, falou sobre o tema “Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional e sua implantação nos Tribunais Regionais do Trabalho”. Ele elogiou a Justiça Trabalhista por sua celeridade e defendeu o princípio constitucional da eficiência. Apresentou o Mapa Estratégico da Justiça Nacional e ressaltou a importância da realização do Fórum de Planejamento Estratégico. O chefe do Núcleo de Gestão estratégica do CNJ lembrou que  as metas a serem cumpridas devem ser próprias de cada Regional.           

Organização – O assessor de Planejamento e Gestão do TRT do Mato Grosso, José Silva Barbosa ressaltou que o Fórum de Planejamento do TRT da Paraíba foi muito bem organizado. Ele destacou a participação do presidente  do Regional, desembargador Edvaldo de Andrade, que interrompeu as férias para fazer parte do evento. O consultor Cristóvão Maciel também ressaltou a participação dos gestores e do vice-presidente, desembargador Paulo Maia, futuro presidente do TRT da Paraíba. Rodopiano Neto, consultor do TRT do Pará, disse que “o compromisso com o Planejamento Estratégico não é só em cumprir metas, mas no envolvimento real, e isto estamos vendo aqui”.          

O Mapa Estratégico, que define os objetivos a serem alcançados, foi enviado para  o  Núcleo de Gestão Estratégica do CNJ na última sexta-feira, e já foi aprovado. O Planejamento Estratégico do TRT da Paraíba, com as metas e estratégias  deverá ser  votado na última sessão do Tribunal Pleno.

 

Fonte: TRT PB