TRT da 11ª. Região implanta projeto piloto de gravação audiovisual de audiências

Compartilhe

Em atendimento a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2011 e à Resolução 105/2010 do CNJ, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região (atende aos estados de Amazonas e Roraima) implantou na última semana o sistema de gravação audiovisual DRS Audiências. O sistema permite a gravação de áudio e vídeo, com o controle total do processo de gravação de forma simples pelo usuário, separando e indexando os depoimentos por orador, nome, assunto, horário ou tempo.

O sistema possui ainda possibilidade de gravação simultânea a partir de vários microfones e câmeras. Os arquivos gravados são criptografados e assinados digitalmente dando assim maior segurança e confiabilidade na solução. As cópias de depoimentos poderão ser feitos em CD, DVD, PenDrive e Disco Rígido, imediatamente após o término da gravação, podendo ainda ser disponibilizado na Internet.

Agora com o projeto piloto será possível validar, ajustar a infraestrutura e, se for o caso, ajustar também o software para atender a realidade do TRT antes de expandir o software para as demais Varas do tribunal. Assim é possível garantir que uma solução tecnológica que será implantada em todo o TRT passe antes por uma prova de conceito em um ambiente controlado e monitorado para que tão somente depois de aprovado,  possa ser propagado, demonstrando um respeito pelo dinheiro público, como informa o diretor de Tecnologia da Informação, Vicente Tino.

Fonte: TRT-11