Judiciário gaúcho promove oficina sobre direito de idosos e meios de composição pacífica de conflitos

Você está visualizando atualmente Judiciário gaúcho promove oficina sobre direito de idosos e meios de composição pacífica de conflitos
Compartilhe

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca (Cejusc) de Pelotas (RS) e o Centro de Referência em Assistência Social de Morro Redondo (RS) promoveram, na quinta-feira (2/10), oficina sobre direitos dos idosos, acesso à justiça, conciliação, mediação e justiça restaurativa na zona rural do município de Morro Redondo.  O evento reuniu usuários do Cras e a comunidade em geral. Foram abordados temas relacionados ao Estatuto do Idoso, à convivência familiar e comunitária, à conciliação, à mediação, à justiça restaurativa e ao acesso à Justiça.

A oficina foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, coordenador do Cejusc da Comarca de Pelotas. Segundo o magistrado, o pressuposto do acesso à Justiça é a informação da comunidade sobre o teor e a extensão de seus direitos e sobre as ferramentas disponíveis à sua concretização. Ele também destacou a importância dos meios adequados de resolução de conflitos, por constituírem instrumentos que propiciam a solução rápida, desburocratizada, eficaz e de baixo custo às controvérsias. “Precisamos difundir a cultura da paz, da solução de conflitos por meio do diálogo. Oportunidades como essas de interação com a comunidade são fundamentais”, disse o juiz Malizia.

O prefeito municipal de Morro Redondo, Rui Brizolara, agradeceu a disponibilidade do Cejusc e ressaltou a importância de se levar ao conhecimento da população noções sobre a cultura da paz e o acesso à resolução de conflitos por meio do diálogo. Ele destacou a existência do posto do Cejusc em Morro Redondo com oferta de serviços gratuitos.

Fonte: TJRS