Tribunal produz vídeo de divulgação da Semana Nacional da Conciliação

Você está visualizando atualmente Tribunal produz vídeo de divulgação da Semana Nacional da Conciliação
Compartilhe
Para envolver e incentivar a participação dos cidadãos na
Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça de todo o país, o Poder Judiciário tocantinense produziu um vídeo publicitário sobre o tema. O trabalho foi desenvolvido pela Diretoria do Centro de Comunicação Social e Escola Superior da Magistratura Tocantinense. A mobilização nacional pela conciliação ocorrerá entre os dias 24 e 28 de novembro.

O vídeo tem versões de 30 segundos e 45 segundos, sendo encenado pelo juiz Gilson Coelho Valadares, coordenador estadual do Movimento pela Conciliação no Tocantins e pela analista judiciária, Andréia Marinho. O roteiro mostra uma típica discussão de vizinhos em função de som alto. O conflito vai parar na justiça e encontra solução pacífica por meio da conciliação.

O trabalho não gerou custos aos cofres do Judiciário, uma vez que todo o trabalho teve pré e pós-produção e as interpretações foram realizadas por integrantes do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO). Integraram a equipe, além dos atores, a jornalista Kézia Reis, responsável pelo roteiro, os cinegrafistas Ednan Cavalcanti e Paulo Ricardo Nardes, o auxiliar João Leno Tavares e o editor Francisco Batista.

Uma parceria da Diretoria de Comunicação com emissoras locais de televisões públicas e privadas está possibilitando a veiculação do material. “De forma simples e descontraída, relatamos os conflitos do dia a dia e reafirmamos no vídeo a importância da conciliação”, afirmou o juiz coordenador do Movimento no Tocantins, Gilson Coelho.

Semana Nacional – Em Tocantins, a mobilização envolverá 29 das 42 comarcas do Poder Judiciário. A abertura oficial será realizada na segunda-feira (24/11), às 9h, no Fórum de Palmas e terá transmissão ao vivo para as demais 41 comarcas tocantinenses. Uma novidade para a nova edição é a participação de alunos da Universidade da Maturidade (UMA). O Tribunal de Justiça firmou parceria com a instituição, que trabalha com estudantes idosos. Dez vagas foram abertas para os alunos no curso de conciliadores.

Além da turma da terceira idade, cerca de 120 voluntários também participam do curso e devem contribuir com a Semana Nacional da Conciliação. Só em Palmas já foram designadas 981 audiências envolvendo áreas cíveis e de família. A comarca da capital também realizará paralelamente um mutirão específico do seguro DPVAT, com aproximadamente 400 audiências já designadas.

Para o responsável pela Central de Conciliação de Palmas, juiz Nelson Coelho Filho, a cada ano a comarca busca um maior aprimoramento da ação. “A expectativa para este ano é muito boa. Estamos sempre ampliando essa mentalidade da conciliação. Mas é relevante que as partes compareçam. Reforçamos aqui o pedido aos advogados para que ressaltem a importância da presença maciça dos representados. É isso que garante o excelente resultado da conciliação”, explicou o magistrado.

Balanço – Em 2013, foram incluídas no processo de conciliação 3.319 audiências em todo o estado, que resultaram 863 acordos, totalizando quase R$ 12 milhões e 4.791 pessoas atendidas. Na Comarca de Palmas, os números também foram exitosos, com 832 audiências designadas e 199 acordos homologados (36,2%), envolvendo montante superior a R$ 6,5 milhões.

Fonte: TJTO