Tribunal paulista conclui eleição para conselho consultivo

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realizou na quarta-feira (4/6) a eleição dos integrantes do Conselho Consultivo Interinstitucional do órgão (CCI-TJSP). No total, 13.321 pessoas votaram entre magistrados e servidores. Concorreram a uma vaga de juiz 7 candidatos, enquanto 38 disputaram duas vagas direcionadas a funcionários.

De acordo com as regras da eleição, magistrados de primeiro grau puderam votar em magistrados, e servidores, em candidatos servidores. A partir deste critério, a juíza Laura de Mattos Almeida foi eleita com 420 votos dos 840 computados. Já os servidores Chandler Campos e Silvana Aparecida Rocha Quirino Medalla foram escolhidos com 2.005 e 1.557 votos respectivamente, do total de 12.481. Desembargadores e juízes substitutos em segundo grau não votam.

O mandato terá duração até 31 de dezembro de 2015, e os componentes não serão remunerados pela participação. As reuniões ordinárias ocorrerão trimestralmente, com possibilidade de realização de sessão extraordinária convocada pelo presidente do tribunal.

Além dos magistrados e servidores eleitos, estão entre os 22 componentes do CCI-TJSP: representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de agentes da sociedade civil organizada, tais como universidades, entidades setoriais e movimentos sociais.

Objetivo – A criação do CCI, prática inédita entre os tribunais do Brasil, permitirá a intensificação no relacionamento do Poder Judiciário com os demais atores institucionais no âmbito da prestação jurisdicional, com o público interno e com a sociedade civil. As contribuições obtidas por meio do colegiado irão auxiliar na gestão da Justiça e no desenvolvimento de planos e projetos pelo tribunal paulista. O TJSP conta hoje com pouco mais de 44 mil servidores e cerca de 2 mil juízes.

Fonte: TJSP