Tribunal institui Política de Comunicação Institucional

Compartilhe

Está publicada no Diário da Justiça de terça-feira, dia 28 de agosto, a Resolução nº 580, que implementa a Política de Comunicação Institucional (PCI) no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que servirá como instrumento orientador e normatizador para melhorar os processos de comunicação. De acordo com a proposta aprovada, a finalidade da PCI é orientar e desenvolver ações permanentes de ampliação e melhoria dos processos de comunicação, alinhadas ao planejamento estratégico institucional em todos os órgãos integrantes do Poder Judiciário de MS.

As ações de Comunicação Social do Poder Judiciário de MS compreenderão as áreas de Imprensa, Relações Públicas, Comunicação Digital e Publicidade, sendo esta de utilidade pública e  institucional. Diante disso, são considerados pressupostos da PCI a vinculação ao planejamento estratégico institucional, objetivando disseminar a missão, a visão e os valores do Tribunal, com vistas ao alcance das metas institucionais, e a identificação e o desenvolvimento das habilidades comunicacionais de magistrados e servidores.

Ressalte-se que a Política de Comunicação Institucional será regida pelos princípios da responsabilidade compartilhada, confiabilidade, qualidade, inovação e ética. Além disso, a comunicação deve ter linguagem, forma e apresentação para atingir o público interno (magistrados e servidores) e o público externo (jurisdicionado, Ministério Público, advogados, órgão públicos, associações, etc).

Quanto às competências, a Secretaria de Comunicação Social planejará, coordenará e controlará a execução da política a ser implantada. Será também da SCS a responsabilidade de elaborar o Manual de Identidade Visual do Poder Judiciário e o Manual de Relacionamento, a ser utilizado com órgãos de comunicação.

Para o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, membro do Comitê Gestor de Comunicação Institucional, a implantação da política será um novo marco para aproximar ainda mais o Poder Judiciário do jurisdicionado e da imprensa como um todo. “Além de demonstrar transparência acima de tudo”, garantiu.

Do TJMS