Tribunal firma convênio para serviços voluntários de alunos da Maturidade

Você está visualizando atualmente Tribunal firma convênio para serviços voluntários de alunos da Maturidade
Compartilhe

O Dia Mundial do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1/10), foi marcado pela assinatura de convênios entre o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO) e a Universidade Federal do estado (UFT). Os termos foram firmados pela presidente do tribunal, desembargadora Ângela Prudente, e pelo reitor Márcio Antônio da Silveira, e permitirão estágio e serviços voluntários envolvendo os estudantes da Universidade da Maturidade (UMA). Entre outras atividades previstas, os idosos irão atuar na Semana Nacional da Conciliação. 

A parceria foi celebrada por todos os 80 alunos que terão a oportunidade de dividir suas experiências de vida com o Judiciário tocantinense. “O Judiciário tem buscado estar cada vez mais próximo do cidadão e, por isso, hoje estou aqui, pois tenho certeza de que vocês engrandecerão muito os serviços prestados pela Justiça”, afirmou a presidente do TJTO, Ângela Prudente. Ela ainda acrescentou que “a alegria de viver e a experiência de cada um vão contribuir com a Justiça e com os jurisdicionados”.

Para o reitor da UFT, os convênios demonstram a responsabilidade social do Judiciário. “O tribunal com tanta responsabilidade vem aqui doar um tempo para a UMA. Isso indica a visão de que a Justiça tem compromisso social e está realmente preocupada com a sociedade”, afirmou o Márcio da Silveira.

Os convênios seguirão em duas frentes. A primeira será o estágio obrigatório, atendendo os estudantes do Projeto de Extensão da UMA, da Fundação Universidade Federal do Tocantins, devidamente matriculados. A segunda parceria será por meio de serviços voluntários, também envolvendo os idosos integrantes da UMA. A carga horária não ultrapassará 6h diárias. Entre as atividades que serão exercidas estão o auxílio no processo de digitalização de processos físicos e a participação dos alunos na Semana Nacional da Conciliação, prevista para ser realizada em todo o Brasil em novembro. 

“Essa oportunidade é muito importante para nossos alunos e vamos ao tribunal prestar serviços à sociedade tocantinense. Seremos motivo de orgulho para o Judiciário, para a UFT e para todo o Tocantins”, garantiu a coordenadora nacional da Universidade da Maturidade, Neila Ozório.

Empolgação – Dona Maria Raquel Dias, de 68 anos, está ansiosa pela hora de começar a contribuir. “Achei bom demais. Será uma experiência nova”, opinou. A empolgação também é registrada nas palavras de dona Odete Teixeira, de 72 anos, “Muito bom. Divulga a UMA e a gente vai levar as nossas experiências de vida para ajudar a Justiça”, avaliou.

Acompanharam a assinatura dos convênios a coordenadora da UMA, Neila Ozório, a juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Silvana Parfieniuk, a integrante da UMA Gilda Gomes, a coordenadora do curso de pedagogia da UFT, Dilsilene Ayres, e o professor da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto. Estudantes da Maturidade presentearam o público com várias apresentações culturais. Músicas cantadas pelo Coral da Maturidade e dona Elida Mota, 70 anos, que dublou a cantora Alcione, animaram a festa.

Fonte: TJTO