
Para a realização da Semana, o tribunal faz a triagem dos processos que tenham possibilidade de acordo e intima as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição não tenha sido intimado, mas tem o interesse em incluir seu processo na conciliação, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.
Na segunda-feira (10/11), o supervisor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Piauí, desembargador José James Gomes Pereira, juntamente com o coordenador do Cejusc, Manoel de Sousa Dourado, reuniu os juízes da Vara da Família e a secretária da Justiça Itinerante, Rachel Waquim, para tratar dos assuntos finais da Semana. Neste ano, além das Varas da Família, participarão também a Varas Cíveis e a Justiça Itinerante.
Audiências – Somente nas Varas da Família, foram agendadas 640 audiências que serão divididas em 8 salas de conciliação, ou seja, é previsto a realização de 128 audiências por dia.
Tendo em vista a grande quantidade de processos envolvendo instituições demandantes, entre elas bancos, companhia de rede elétrica e empresas de telefonia celular, o TJPI realiza, de 17 a 21 de novembro, a Semana da Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, com os processos ofertados pelas próprias empresas, buscando a solução rápida e imediata dos conflitos.
Conciliar é a maneira mais fácil e ágil de solucionar conflitos, além de promover a pacificação social, o respeito entre as partes. Contribui também para a celeridade da Justiça, desafogando a demanda de processos nas varas.
Fonte: TJPI