Tribunal disponibiliza call center para tirar dúvidas de usuários

Compartilhe

Os usuários atendidos pela Divisão de Custas do Poder Judiciário do Rio de Janeiro contam com um novo serviço implementado pela Corregedoria-Geral da Justiça. No mês de agosto, a capacidade de atendimento do Disque-Custas foi ampliada, devido a instalação da nova central telefônica, na modalidade de call center, com a finalidade de oferecer novo suporte técnico ao grande volume de ligações telefônicas recebidas diariamente.

Nesta nova etapa, o número de atendentes foi ampliado para sete, que, no período das 11h às 18h, recebem, ininterruptamente, as chamadas oriundas de todo o Brasil. A capacidade de atendimento da demanda de ligações atinge 85%, tornando o serviço Disque-Custas ágil e eficaz.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria responsável pelo serviço, Mário Mazza, o panorama mudou radicalmente desde o início do mês de agosto, já que antes o Disque-Custas atendia apenas 20% da demanda. “Em alguns momentos do dia, o percentual de recepção de ligações chega a 100% do volume total, aumentando, assim, a eficiência do serviço e a satisfação dos usuários. Mais do que dobramos a nossa capacidade de atendimento”, informou.

Complexidade – O magistrado atribui o grande número de ligações à dificuldade de compreensão da legislação. “A Lei de Custas é complexa e isso gera muitas dúvidas para os advogados na hora de preencher a Grerj. Com o Disque-Custas, ele se sente mais seguro para efetuar o pagamento de forma correta”, reforçou.

A Divisão de Custas e Informações (Dicin) atende os usuários por meio de seus diferentes canais de atendimento: balcão, e-mail e telefone. O serviço telefônico, que ficou conhecido como o Disque-Custas, é responsável pela metade do total de atendimentos da Divisão (só em julho, foram 2,4 mil registros), sendo o serviço mais utilizado por advogados, jurisdicionados e servidores que residem nas comarcas do interior e em outros estados.

Pelo telefone (21) 3133-2156, o usuário obtém informações acerca do preenchimento da Grerj eletrônica, bem como dos valores e composições de custas processuais, taxa judiciária e emolumentos vigentes no âmbito da Justiça Estadual fluminense, que são atualizados anualmente pela Corregedoria por meio de tabelas de custas judiciais e extrajudiciais.

Ligações de fora – Os advogados correspondem a 80% dos usuários do Disque-Custas, com destaque para o volume de ligações oriundas das comarcas do interior e, até mesmo, de outros estados brasileiros. Eles recorrem ao serviço quando pretendem ajuizar demandas ou interpor recursos no âmbito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Fonte: TJRJ