Tribunal de Justiça do MT programa Dia Nacional da Adoção

Compartilhe

Com a proposta de desenvolver ações de divulgação e esclarecimento acerca da adoção, bem como sensibilizar um número cada vez maior de pessoas que possam contribuir com os objetivos do Dia Nacional da Adoção,  no próximo dia  25 de maio, o Poder Judiciário de Mato Grosso já definiu a programação do evento, marcado para os dias 24 e 25 deste mês. A iniciativa é desenvolvida pela Comissão Judiciária Estadual de Adoção (Ceja), ligada à Corregedoria-Geral da Justiça.  

A abertura solene do evento será no dia 24 de maio, domingo, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Já no dia 25 estão previstas ações de panfletagem tanto nos parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura como no Pantanal Shopping, locais de grande circulação de pessoas. A programação prevê também palestras sobre o tema no Fórum da Capital. Por intermédio desse evento, o Poder Judiciário pretende conclamar a sociedade e os servidores a refletir sobre o abandono em que se encontra parcela significativa das crianças brasileiras. Busca-se promover uma conscientização coletiva sobre o papel da adoção na realidade social de muitas pessoas, como os próprios menores e/ou seus pais.

Em Mato Grosso, a Justiça Estadual desenvolve desde 2007, de forma permanente, a campanha Adotar é Legal. O projeto foi lançado em 2001 com o objetivo de despertar na sociedade o interesse pela adoção, não apenas de crianças pequenas, mas de meninos e meninas com idade superior a sete anos ou que tenham problemas de saúde. A meta é fazer com que os pretendentes a um filho reduzam as exigências e pensem na possibilidade em adotar as crianças disponíveis nos lares e abrigos públicos do Estado.

ORIGEM – Há quase 13 anos, em 24 e 25 de maio de 1996, em Rio Claro (SP), representantes de 14 grupos de apoio à adoção existentes no Brasil se reuniram no I Encontro Nacional de Associação e Grupos de Apoio à Adoção. Desde então, elegeu-se o dia 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção. Em 2002, foi sancionada a Lei nº 10.447/2002, legitimando a data como Dia Nacional da Adoção, em homenagem ao encontro. A instituição de um dia especial para o tema possibilitou o desenvolvimento de ações em prol da adoção em nível nacional, permitindo trabalhá-la não apenas como um instrumento jurídico, mas também como um ato de desprendimento, solidariedade, amor e responsabilidade social.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT