Tribunal de Justiça do Ceará trabalha para cumprir metas do Judiciário para 2011

Compartilhe


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concentra esforços no sentido de cumprir, no âmbito estadual, as quatro metas nacionais do Judiciário para 2011. O objetivo das metas, estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é otimizar o funcionamento da Justiça.
Segundo a diretora do Departamento de Estratégia e Projetos – da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do TJCE – Diana Santos, a previsão é de que até o fim deste semestre parte das metas seja cumprida. Já foi criada unidade de gerenciamento de projetos (Meta 1) com o objetivo de auxiliar na implantação da gestão estratégica, estando em desenvolvimento a metodologia de acompanhamento dos projetos estratégicos.

Com relação à Meta 2, que prevê a implantação de sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de 1º Grau, o Fórum Clóvis Beviláqua já realiza esse tipo de registro, mas está sendo implantado sistema que atenda aos requisitos do CNJ.

O cumprimento da Meta 4, que consiste em implantar ao menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos, também está sendo providenciado. O Fórum da Comarca de Fortaleza já recebe visitas de estudantes. “O objetivo é estender os encontros também ao Tribunal, além de realizar palestras em escolas para apresentar e difundir o papel do Judiciário”, explicou Diana Santos.

Ela informou também que será editada cartilha sobre o funcionamento do Judiciário. “O impresso terá ainda ações da Justiça cearense voltadas à prestação jurisdicional mais célere e efetiva, como a virtualização processual e os mutirões de conciliação”.

REUNIÃO
No último dia 31, gestores do TJCE participaram, em Brasília, da 1ª reunião de trabalho das metas nacionais para este ano. O evento foi organizado pelo CNJ.

O Tribunal de Justiça do Ceará foi representado pela corregedora geral da Justiça, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar; pela secretária especial de Planejamento e Gestão, Ana Katarina Soares; pela secretária Judiciária, Cleidinir Martins, e pela diretora do Departamento de Estratégia e Projetos, Diana Santos.

Os desembargadores Ademar Mendes Bezerra e Maria Iracema Martins do Vale representaram o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), como presidente e vice-presidente da instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará